Prefeitura de Santana dos Garrotes realiza várias atividades em comemoração ao “Outubro Rosa”



Outubro Rosa: unidades de saúde engajadas nas atividades de conscientização contra o Câncer de Mama

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.






(Médico Eduardo Batista)



O Projeto de Lei de autoria do vereador Neto Pinto(DEM) foi aprovado o ano passado.


Para o vereador, esse projeto é de grande importância para as mulheres do município. "Sei que com essa campanha do câncer de mama, todas as mulheres serão assistidas pela a Prefeitura e Secretaria de Saúde, que tem o papel muito importante para a conscientização contra o Câncer de Mama", ressaltou o vereador Neto Pinto.


No município de Santana dos Garrotes durante o mês de outubro foram realizadas diversas atividades em alusão a esta data. Durante todo o mês, a Secretaria de Município da Saúde comemorou o Outubro Rosa. 


As atividades alusivas à data foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde e outros órgãos. As mulheres recebem atendimento especial com exames e coletas, além de participarem da campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e câncer de mama e citológicos. As unidades d saúde também foram ornamentadas em comemoração ao mês de conscientização à prevenção e combate ao câncer de mama. Uma caminhada chamada da “MAMA” foi realizada pela as principais ruas da cidade com as participações de entidades Municipais e Estaduais, além de Secretarias, CRAS, Profissionais de Saúde, Prefeitura, Câmara Municipal, Associações, Entidades Religiosas e SAMU.


A Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos realizou durante todo mês de outubro ações que visam à prevenção do câncer de mama. Foram desenvolvidas atividades educativas com palestras para conscientização do problema e a importância dos cuidados precoce, exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicose como também entregas de brindes que simbolizavam a campanha.


Um Mutirão de Mamografia será realizado; Carro Amigo do Peito (Unidade Móvel de Mamografia Digital), em Praça Pública no próximo sábado, dia 08. 

Na abertura da campanha o médico Eduardo Batista(foto) proferiu uma palestra orientando as mulheres santanenses sobre o câncer de mama.


Toda equipe da Saúde do Município de Santana dos Garrotes se engajaram nesta campanha e a população teve uma participação bem representativa em todos os encontros.


Outubro Rosa


Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama.


O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.


A campanha se faz importante no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.


O movimento é uma excelente oportunidade para que todos possam se sensibilizar com a causa.


FONTE: www.ARYRAMALHO.com com Informações da Secretaria de Saúde








Tecnologia do Blogger.