Igaracy e Itaporanga: Governo do Estado mobiliza municípios que estão em risco de surto da dengue


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, iniciou, nesta terça-feira (11), uma mobilização pelos 22 municípios paraibanos que estão em risco de surto da dengue. 

Além de monitoramento e apoio técnico junto aos municípios, tendo em vista a necessidade de melhoria das ações de controle vetorial do mosquito, e, consequentemente, a prevenção da dengue e da febre de Chikungunya, a ação visa também a mobilização para as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde de combate às duas doenças. 


A partir deste sábado (15), o Ministério da Saúde começa a campanha de combate à dengue e à Chikungunya, que tem como slogan: "O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também". E nos dias 6 de dezembro de 2014 e 7 de fevereiro de 2015, será realizado o Dia D e D +1, respectivamente. Até o dia 28, os técnicos da SES vão visitar os municípios com o material de apoio para as mobilizações em seus municípios para as atividades nacionais. 

Segundo a gerente executiva da Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega, a orientação dada aos municípios será também no sentido de envolver a população nessa "batalha". "Como cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, é papel de cada família verificar e eliminar possíveis locais que acumulem água", orientou. 

De acordo com os dados da SES, os 22 municípios visitados serão: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Aroeiras, Barra de Santana, Bom Sucesso, Cabaceiras, Cacimbas, Desterro, Esperança, Igaracy, Itaporanga, Malta, Massaranduba, Puxinanã, Riacho dos Cavalos, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José dos Ramos, Sertãozinho, Seridó, Sousa e Zabelê.

Destaca-se também, dentre as ações de plano de contingência de Chikungunya, a qualificação do manejo clínico para os profissionais da rede assistencial de saúde da Paraíba já programadas para os próximos dias 25 e 26 de novembro.

Secom/PB
Tecnologia do Blogger.