DESTAQUE NA IMPRENSA ESTADUAL: Produtores de Santana dos Garrotes reclamam da produção baixa de arroz vermelho



Os produtores de arroz vermelho da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, estão descontentes com a baixa produtividade do grão em 2014. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), a produção este ano foi reduzida por causa da seca na região.

“A gente pretende colher este ano em média 800 toneladas do produto, mas já acompanhamos casos de produtores que conseguiram entre 300kg e 500kg, muito abaixo da média esperada”, diz Anderson Gomes, extensionista da Emater. Neste período do ano, os produtores fazem um balanço da produção na região. De acordo com a Emater, o Vale do Piancó reúne 21 cidades e cerca de 2 mil produtores sobrevivem do plantio do arroz vermelho.


O produtor rural Cleoberto Sousa, da cidade de Santana dos Garrotes, explica que o volume colhido até agora não é satisfatório. “Ano passado eu tive uma produção maior por causa das chuvas que caíram no tempo certo. Este ano, a água veio fora de época,” diz Cleoberto.

Apesar da baixa produtividade, os produtores de arroz esperam complementar a renda com a segunda produção, que eles chamam de rebrota. Neste período do ano, a planta no qual o arroz foi colhido volta a brotar e os grãos que nascem desta vez é mais resistente. Em entrevista à TV Paraíba, Luis Frutuoso da Silva diz que colheu 1.700kg do arroz e espera lucrar mais 300kg com a nova produção. “A expectativa é tirar bastante mesmo com pouca facilidade”, disse.

O arroz vermelho produzido na Paraíba tem atraído a atenção do mercado e, segundo a Emater, mesmo com a baixa produtividade e os problemas enfrentados por causa da seca, a área concentra a maior produção do arroz vermelho em todo o país e há quem veja um benefício na pouca produção. “O mais importante agora é o valor. Há dez anos a produção era grande e o valor era bem baixo. Hoje a produção é pequena e o valor é mais alto”, completa Cleoberto Sousa. 

Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias com G1

Tecnologia do Blogger.