Termina amanhã prazo para regularizar título; Vale do Piancó possui três Zonas Eleitorais e os cartórios devem ficar sobrecarregados até as 17h

No Vale do Piancó, apenas as cidades que pertencem à 32ª Zona Eleitoral cuja tem sede na cidade de Piancó, participaram do recadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para as eleições de 2014.

Diferente, os eleitores pertencentes a 33ª e a 41ª Zona Eleitoral de Itaporanga e Conceição respectivamente, ainda terão que votar sem a utilização do reconhecimento biométrico.

O prazo para transferir o titulo eleitoral ou para pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina as 17h dessa quinta-feira (7), 151 dias antes da votação de 5 de outubro, conforme estabelece o calendário eleitoral.

Devem procurar os cartórios eleitoras dessas cidades, os eleitores que estão com o título eleitoral cancelado por terem deixado de votar nas últimas eleições.

Documentos necessários
Para tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.

Transferência
Quem tem título eleitoral mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral, deve levar o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência - é preciso residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

Regularização
Quem quer regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao cartório munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. É preciso pagar multa de R$ 3,50 por turno que deixou de votar.

Eleitor com deficiência
Também termina nesta quarta (7) o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial. As seções especiais têm acesso facilitado, como rampas e elevadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar, como todos os outros alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos.


Fonte: DiamanteOnline/ Diego Nogueira
Fechar [x]