Justiça Eleitoral cancela mais de 6,3 mil títulos em 6 municípios do Vale do Piancó

De acordo com levantamento feito pela Folha, aproximadamente 6.391 eleitores dos municípios de Aguiar, Catingueira, Emas, Igaracy, Nova Olinda e Olho D’água não fizeram o recadastramento biométrico, cujo último prazo terminou na sexta-feira, 21, e tiveram seus títulos eleitorais cancelados pela Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Aguiar, Catingueira e Emas conseguiram ultrapassar a meta de 80% de eleitores revisados, mas Igaracy, Nova Olinda e Olho D’água sequer chegaram à meta estabelecida.

Entre todos os 19 municípios do estado que fizeram biometria, Nova Olinda foi quem teve o pior desempenho, tendo apenas 70,91% dos títulos recadastrados. Igaracy foi o segundo que ficou longe da meta: 74,83% dos eleitores igaracienses fizeram o recadastramento biométrico. Já Olho D’água recadastrou 78,15%. Além deles, outros dois municípios paraibanos não alcançaram a meta. Em relação aos municípios regionais que ultrapassaram a meta, Emas teve o melhor resultado do Vale e o segundo do estado: 87,85% dos títulos foram revisados. Aguiar teve 82,43%; e Catingueira saiu com 80,19% do eleitorado local quites com a Justiça Eleitoral.

O número de títulos cancelados em Nova Olinda foi alto, e chegou a, aproximadamente, 1.497. Em Olho D’água, o número de títulos cancelados chegou a cerca de 1.457. No município de Igaracy, o cancelamento também foi significante: 1.447. Catingueira teve cerca de 829 títulos cancelados. O número de títulos cancelados em Aguiar foi de 818. Já do município de Emas, que teve o maior número de eleitores recadastrados, a Justiça Eleitoral cancelou 341 títulos.

Segundo o TRE, o número de títulos recadastrados nos 19 municípios paraibanos foi de 744.774, e o de cancelados chegou a 150.885. É importante salientar que, em relação aos municípios vale-piancoenses, o número de títulos cancelados é extraoficial. Antes do recadastramento biométrico, os vinte municípios do Vale tinham 127.183 eleitores.

Eleitores devem regularizar situação - Conforme o TRE, os eleitores que não se recadastraram e tiveram seus títulos cancelados, mas que desejam votar nas eleições deste ano, têm até o dia 7 de maio para regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral, reativando o documento. Os eleitores que possuem mais de 70 anos e os com idade entre 16 e 17 anos e 11 meses que têm títulos, mas que não fizeram o recadastramento, não sofrerão qualquer sanção. No entanto, para votar este ano, eles terão que fazer cadastro na Justiça Eleitoral munidos de CPF, RG e título eleitoral, se tiverem o documento.

Os jovens que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro vindouro poderão requerer o título de eleitor, no cartório eleitoral, também até o dia 7 de maio. A solicitação de transferência do local da votação ou de domicílio eleitoral igualmente vai até essa data.

João Pessoa e Campina - João Pessoa e Campina Grande, que no início da semana passada estavam longe de atingir a meta, conseguiram ultrapassá-la ao final do prazo estabelecido para o recadastramento, e o processo eleitoral vindouro nesses dois municípios será por meio do sistema biométrico. A capital recadastrou 83,22% de seu eleitorado; enquanto que Campina teve 83,91% dos seus eleitores revisados. A meta de 80% era obrigatória para esses dois municípios, conforme prevê a Resolução 23.335/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para municípios com eleitorado superior a 100 mil habitantes. Ou seja, a eleição em João Pessoa e Campina por meio da biometria este ano estava condicionada ao alcance da meta.

Municípios do Vale que terão biometria - O processo eleitoral na região este ano terá oito municípios que irão votar pelo sistema biométrico, já que Piancó e Santana dos Garrotes foram os dois primeiros do Vale e estavam entre os quatro primeiros da Paraíba a experimentar a biometria nas eleições municipais de 2010. Na Paraíba, 23 municípios votarão por meio da biometria nas eleições 2014.

Cinco candidatos - Nas eleições de outubro que vem, o eleitor irá votar em cinco candidatos: presidente da República, governador, deputado federal, deputado estadual e senador. Quem não estiver com o título em situação regular não terá o direito a voto, segundo o TSE.


folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.