Durante toda a semana longas filas se formaram nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral onde estava sendo realizado o recadastramento biométrico. O prazo para fazer a biometria acabou nesta sexta-feira (21) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) não prorrogou a data. Porém, o presidente da Corte, desembargador Saulo Benevides, garantiu que quem perdeu o prazo e tiver seu título eleitoral cancelado não terá prejuízos. 

A partir de segunda-feira (24) todos os eleitores poderão fazer um novo título, sem precisar pagar multa e, consequentemente, fazer a biometria. O horário de atendimento para a reativação do documento será das 12h às 18h e vai até o dia 7 de maio nos cartórios eleitorais.


“O eleitor não fica no prejuízo, porque aquele que tiver o título cancelado poderá reativá-lo a partir de segunda-feira”, assegurou Saulo Benevides.

Cinco municípios paraibanos ainda não haviam conseguido atingir a meta dos 80% de cadastramento. As cidades que não chegaram a alcançar esse índice foram Cuité de Mamanguape, Igaracy, Itapororoca, Mamanguape, Nova Olinda e Mãe D’Agua. “Acredito que as pessoas que não fizeram o recadastramento nessas pequenas cidades é porque não votam mais ou constam na lista de pessoas que já faleceram”, afirmou acrescentando que terá o relatório final sobre esses casos ainda na noite de hoje.

Segundo o presidente do TRE, João Pessoa conseguiu ultrapassar o número de eleitores recadastrados de Curitiba. “Quando assumi estava preocupado com os índices alcançados, mas o desempenho dos funcionários foi espetacular e quase todos os municípios atingiram a meta de 80%”, ressaltou.

Nice Almeida com informações de Ívyna Souto do Blog do Gordinho