Bispo Dom Eraldo (Diocese de Patos) realizou Visita Pastoral em Nova Olinda



Em um expressivo número, os fiéis católicos de Nova Olinda – PB estiveram na missa celebrada às 19 horas deste Domingo (23) na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios no momento que marcou o Encerramento da Visita Pastoral de Dom Eraldo à esta cidade. 

Conforme ele disse, essa é sua primeira visita pastoral, antes ele já havia visitado diversas paróquias, inclusive a própria Nova Olinda, mas em passagens rápidas.


Os grupos, membros das comunidades, lideranças, pastorais e o grande povo de Deus de Nova Olinda se fez presente para se despedir de Dom Eraldo depois desses dias na cidade.

O mesmo disse que Deus vem ao nosso encontro. Refletindo o Evangelho do dia ele dizia que a samaritana precisava de água para matar a sua sede, mas ela ainda tinha uma sede maior e Deus era quem iria saciá – la. Disse ainda que Jesus tem sede de salvar a humanidade. Disse que os pais devem proporcionar oportunidades para os filhos participarem e gostarem da Igreja, pois com isso eles irão crescer na fé e na sua participação na casa de Deus.

Durante a Oração Eucarística, o Bispo chamou ao altar representantes dos grupos, das comunidades, das pastorais e a Prefeita Drª Maria do Carmo. Todos reunidos rezaram o Pai – Nosso juntamente com toda a assembleia.

Ao final Pe. João agradeceu a sua visita, mencionou uma frase antiga que diz que “onde está o Bispo está a Igreja”. José Filho pronunciou – se em nome da cidade e de todos os grupos e relatou a fé do povo novolindense e a satisfação de ser “uma nova catedral” sendo sempre calorosa quando das visitas de Bispos à sua Paróquia. A Prefeita Drª Maria do Carmo pronunciou – se dizendo que ao andar pela cidade via no semblante de cada um a alegria de ter o Bispo em nosso convívio.

Dom Eraldo esteve em Visita Pastoral a Nova Olinda desde a Quinta – feira (20). O mesmo participou de Via Sacra pelas ruas da cidade às 4 horas da manhã da Sexta – feira (21), visitou algumas comunidades rurais, encontrou – se com os Homens do Terço, se reuniu com as coordenações dos grupos e lideranças de comunidades, recebeu os enfermos em confissões, reuniu – se com a juventude e também celebrou missa com estes, além de participar da Vigília de Oração com grande número de jovens diante do Santíssimo Sacramento. Teve a oportunidade de ministrar um Sacramento (Matrimônio) como é atividade que deve integrar a programação de visitas pastorais, conforme relatou Pe. João Romão de Lima Filho. Ainda realizou Encontros com as crianças, os casais e inspecionou documentos paroquiais (Livros de tombos e Sacramentos). Na missa pela manhã do Domingo ele chamou ao altar todos os membros da Pastoral do Dízimo e disse que graças ao seu trabalho e à contribuição dos dizimistas a Paróquia se mantém.   
         
Durante estes dias Nova Olinda se alegrou por acolher o Bispo Diocesano de Patos em seu meio. Ele caminhou pela cidade, conversou com o povo, conheceu algumas comunidades, celebrou, pediu empenho e engajamento dos grupos, demonstrou seu desejo de ver as famílias, os jovens, as crianças, a comunidade celebrando cada vez mais.

Como iniciativas propostas pelo Bispo para a Paróquia estão: Missa da Criança (mensal), Missa da Juventude (mensal) e formação litúrgica.

Zé Filho
PASCOM Paroquial
nsrno.blogspot.com










Tecnologia do Blogger.