Veadores Rênio Macedo e Dida Oliveira de Santana dos Garrotes participam do 1º encontro de Legisladores da Paraíba


Vereadores de diferentes regiões do Estado da Paraíba participaram nesta terça-feira(15) do 1º ENCONTRO DE LEGISLADORES DA PARAÍBA. O evento aconteceu no auditório do HOTEL TAMBAÚ em João Pessoa. De Santana dos Garrotes, participaram do encontro os vereadores, Rênio Macedo(PMDB) presidente da câmara e Dida Oliveira(PT).

O encontro foi patrocinado pela ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA, que tem como Presidente o Deputado Ricardo Marcelo. Ele abriu os trabalhos do encontro falando da importância, onde todos tem a oportunidade de debater melhorias nas suas Câmaras Municipais possibilitando assim, novas perspectivas para a população de uma forma em geral. Na oportunidade também foram assinados convênios com a CGU que possibilitam a capacitação de servidores das Câmaras Municipais.

Durante todo o dia os vereadores tiveram a oportunidade de assistir e interagir com três palestrantes que abriram novos caminhos para os legisladores no sentido conduzir seus trabalhos de uma forma organizada e, acima de tudo, respeitando as leis vigentes no país.

A primeira palestra do dia ficou por conta da Professora Doutora Cristiana Fortini, que falou de forma precisa sobre o tema: LICITAÇÃO E LEI DAS LICITAÇÕES. Dentre os pontos destacados na palestra podemos citar: O antagonismo entre o interesse público e o privado; a desconfiança interna; centralidade da licitação; ordem das fases da licitação; contração e modelagem tradicional (repúdio a ousadia), dentre outras. Nesse sentido ela chamou a atenção dos legisladores para todos os atos que devem ser sempre feito de acordo com a lei vigente no país.

No intervalo para o almoço diversos presidentes de Câmaras Municipais foram entrevistados no Programa Correio Debate transmitindo ao vivo pela 98 FM da cidade de João Pessoa. Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Vereador Rênio Macedo falou de vários assuntos e principalmente sobre a seca que assola a região.

Após o almoço os trabalhos voltaram com as palestras com o Professor Rodrigo Paiva, ele que faz parte da controladoria Geral da União trazendo o tema: TRASPARÊNCIA PÚBLICA E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. Em linhas gerais ele falou sobre a importância dos legisladores e de todo cidadão comum de ter acesso à informação. Esse acesso pode ser feita na Transparência Ativa (disponibilizada pelo setor público) ou na Transparência Passiva( quando o cidadão pede essa informação ao setor público).

Na sequência, foi a vez do palestrante Professor José Henrique Artigas, decorrendo sobre o tema: Prerrogativas do Legislativo.

Após as palestras, os vereadores tiveram a oportunidade de avaliar o encontro e sugerir encaminhamentos. Para o presidente da câmara de Santana dos Garrotes da região do Vale do Piancó, o Vereador Rênio Macedo parabenizou o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Marcelo pela a iniciativa e ao mesmo tempo pediu que esses encontros fossem levados para o interior do Estado possibilitando assim, mais oportunidades para outros vereadores.

Encerrando o evento o Presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo agradeceu a todos que compareceram ao encontro e afirmou que irá fazer outros encontros, possivelmente no interior do Estado.

www.ARYRAMALHO.com
Tecnologia do Blogger.