Um município do Vale entre os melhores da PB em gestão fiscal, e três entre os piores


O Índice Firjan de  Gestão Fiscal, que é um estudo regular sobre a situação financeira de Prefeituras de todo o país, apontou em sua mais recente avaliação o grave desequilíbrio fiscal que atinge a maior parte dos municípios da Paraíba.

Falta de arrecadação própria, endividamento e gasto excessivo com servidores são dois dos fatores que contribuem para o desequilíbrio entre receita e despesa, acarretando o comprometimento da gestão fiscal e a redução da capacidade de investimento próprio em obras e projetos em benefícios da população, além do atraso ou não pagamento da folha de pessoal.

Mas, apesar dos desafios de administração com poucos recursos, dependendo exclusivamente dos repasses federais, algumas Prefeituras apresentam bons indicadores: entre os 199 municípios paraibanos avaliados, Ibiara ficou entre os seis melhores do estado em gestão fiscal.

Conforme o índice Firjan, a Prefeitura de Ibiara teve um bom desempenho fiscal e foi um dos destaques da Paraíba, superando até João Pessoa, o que é resultado de uma boa condução administrativa.

Pelo outro lado, três municípios regionais (Emas, Conceição e Igaracy) estão entre os piores da Paraíba em equilíbrio fiscal. E isso reflete duramente na realidade social e econômica das cidades: em Igaracy, por exemplo, três meses de salários dos servidores municipais não foram pagos no ano passado. Há também pendências de 2012 em Conceição. 


www.folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.