Em Nova Olinda profissionais da saúde diz que prefeita hostiliza categoria - Veja Nota


No último dia 24 deste mês alguns profissionais da saúde se reuniram com a prefeita, Maria Ducarmo(PSDB). Na pauta de reivindicações estava melhorias para a classe.

Segundo alguns profissionais, a gestora municipal utilizou de palavras agressivas para hostilizar os profissionais, diante disto alguns procuraram a imprensa regional para divulgar uma carta  de repúdio que segue na íntegra: VEJA:

COMPORTAMENTO: - SOFRIMENTO – DESRESPEITO – DESABAFO

        A inalienação profissional, o bom desempenho de nossas funções, a dedicação em atender uma população sofrida, o respeito por todos os profissionais tão necessários em uma instituição na formação de uma equipe de trabalho. Na quinta-feira (24) de outubro de 2013 em reunião com a gestora MARIA DUCARMO DA SILVA fomos debater assunto sobre PMAQ(programa de melhoria e assistência). A gestora utilizou de palavras agressivas para hostilizar profissional da saúde, se o próprio programa já diz melhoria da qualidade. Ela ofende os “profissionais”, “belo exemplo para uma gestora”.


        Ora, conhecemos o nosso trabalho. Zelamos, dedicamos e interessamos, mas isto destoa diante da gestão do município de Nova Olinda-PB. Não é o ideal. Você tem que ser submisso. Tem que pertencer ao “grupinho” do cordão dos puxas-sacos. Mesmo que vá contra as suas crenças profissionais, ética, humana, pessoal. Não estamos referindo somente à ética, mas a aceitação de todos os comentários inapropriados e mediante o estado de humor e espirito da nossa gestora. Baixe a cabeça e engula, têm que lidar com seus problemas pessoais, seus medos, suas angústias, problemas dos pacientes, familiares de pacientes e o humor variável de sai chefia. Não aguentamos mais.


      Sempre fomos profissionais éticos no que significa conduta moral, comportamento adequado relativo ao paciente e seus familiares. Ética que para nós significa caráter, modo de ser, obedecer à regra de que é bom para o individuo e para sociedade deve-se ser buscado. Nunca fugimos dos nossos deveres como profissionais. Sempre respeitamos, mas sempre exigimos respeito. Sempre procuramos respeitar as normas, os princípios, os preceitos, costumes e valores que faz do comportamento individual uma base para seu viver como um todo. Mas mesmo assim fomos constrangidos desrespeitados com acusações infundáveis. Pois a gestora não conhece seu município, queria que ela pegasse a bolsa do agente comunitário de saúde e fosse fazer visitas, passasse o dia na UNS no dia que não tivesse médico por incompetência dela, essa experiência seria ótima.


          Ética não significa que você tem que se sentir se comportar como NADA ou apenas um profissional robotizado que lhe não é dado o direito de pensar, de decidir. Não existem só deveres existem deveres também: há salários dignos, condições de trabalho melhor.


           A gestora usa alguns meios de comunicação para relatar que Nova Olinda é o lugar que os profissionais de saúde têm os melhores salários, ex: um técnico em enfermagem recebe um salário mínimo, que salário digno para quem lida com vidas.


         É lamentável o profissional procurar um gestor e ser recebido de tal forma que fomos e ter que procurar os meios de comunicação para clamar por justiça e socorro. Não aguentamos mais.


         Esse é o desabafo dos profissionais de saúde do município de Nova Olinda-PB.


       Enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Segue nomes des alguns membros da comissão que se reuniram com a prefeita.


Josefa Fernandes
Alany Keity
Ailton Barreiros
Damiana Idalina
Clarany Alvino
Maria de Lourdes Barboza
Edileuza Maria
Tecnologia do Blogger.