Deu na Revista Sertão: Seca na Paraíba vira sinônimo de fé; mulher furtou imagem de santo para atrair chuva

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Segundo informações do IBGE, sessenta municípios brasileiros carregam seu nome, a exemplo de São José de Caiana, São José da Lagoa Tapada na Paraíba.

Por isso também é frequente nos altares. Casado com a Virgem Maria, é padroeiro dos carpinteiros, usa barba e está sempre com feição dócil de bom pai.

(Dona da imagem ao lado da autora do furto)

Por outro lado o santo é o principal alvo de furto dos sertanejos, que ainda possuem crença nas chuvas atraídas após o desaparecimento da sua imagem. Quem conta essa história detalhadamente é a Senhora Francisca Marques Nicolau de 65 anos.

Moradora da comunidade rural Várzea Redonda no município de Ibiara, Nena como é popularmente conhecida furtou a imagem de São José pela última vez em 10 de junho de 2012, ela conta que ao esconder a imagem furtada da vizinha Josefa Joca de Santana, as precipitações foram positivas.     

Como aconteceu

Um grupo de amigas combinou com certa antecedência o “furto” sacro. Escolhem a ladra e vítima, de onde foi retirado o padroeiro. De acordo com o combinado o plano foi executado. Furtado, ficou o santo em poder de Dona Nena, até que ele São José resolveu fazer chover, sendo assim devolvido à sua verdadeira dona.

A devolução foi feita em clima de festa, e segundo Dona Nena a proprietária da imagem não ficou enraivecida pelo desaparecimento da imagem, mas ela relata que se Josefa Joca tivesse ficado com raiva aí sim é que as chuvas seriam maiores.

“O furto a São José, o santo da chuva, é uma devoção que traz a graça de um bom inverno” relata Maria Barros que é moradora da comunidade há mais de 85 anos. Maria Barros conta também que esta tradição vem dos seus avós e que já perdeu as contas de quantos furtos como este de Dona Nena já realizou. 

Diante desse quadro, os lavradores da comunidade protagonizaram a tradição, que mistura ritual e fé, “a imagem deve ficar bem escondida para que ninguém saiba o seu paradeiro” relata Dona Nena.

Furtar o santo da igreja ou da casa de um amigo e guardá-lo em lugar seguro até o fim da colheita, quando festivamente a imagem é devolvida ao seu legítimo lugar, fortalece a esperança do agricultor de que São José não vai abandoná-lo, garantindo a chuva que trará não só esperança, mas também a tão estrada fartura. 

Fonte: Revista Sertão
Tecnologia do Blogger.