Deputado estadual Wilson Braga é o político de mais trocou de partido



O troca-troca de partido tem sido uma constante na vida dos políticos paraibanos. O levantamento feito pelo POLÍTICA PB em relação aos atuais 36 parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba revela quais os deputados que mais usaram e abusaram das eventuais "brechas" da legislação eleitoral para mudança de legendas nos últimos quatro anos.

Desta vez, por conta do ano eleitoral de 2014, apenas 13,8% dos deputados estaduais decidiram trocar de partido agora em 2013, mas os atuais ocupantes de cadeiras na 17ª Legislatura da Assembleia têm geralmente um histórico rico na migração entre partidos na Paraíba.

Não por ser o mais antigo no ramo político e por ter ocupado quase todos os cargos nos poderes Executivo e Legislativo no Estado, mas o deputado estadual Wilson Braga tem sido o campeão em trocar de partido por oito vezes, sendo que três somente neste seu atual mandato. Ele que tem a fama de ser governista começou militando no extinto Arena, depois foi para o PDT, em seguida para o também antigo PFL que virou Democratas, depois na sequência migrou para o PSDB, PMDB, PSD, PEN e agora já se encontra no PV.

O segundo lugar desse ranking de muda-muda de sigla partidária tem sido dividido pelos três deputados estaduais João Gonçalves, Janduhy Carneiro e Trócolli Júnior. João que ingressou na Assembleia pelo PSDB, em seguida migrou para o PEN e hoje se encontra no PSD. Janduhy elegeu-se deputado pelo PPS, também passou para o PEN e atualmente aceitou o convite para se filiar e para presidir o PTN no Estado. Já Trócolli Júnior começou o mandato no PMDB, entrou no PSD e em seguida retornou ao PMDB.

Já ocupando a terceira posição de troca-troca de legendas, existe um total de dez parlamentares que integram a atua legislatura e que só mudaram de partido apenas uma vez. Que são os seguintes deputados: Aníbal Marcolino (começou no PSL e migrou para o PEN), Branco Mendes (começou no DEM e migrou para o PEN), Doda de Tião (começou no PPL e migrou para o PTB), Edmilson Soares (começou no PSB e migrou para o PEN), Eva Gouveia (começou no PTN e migrou para o PSD), Hervázio Bezerra (começou no PSDB e migrou para o PSB), Iraê Lucena (começou no PMDB e migrou para o PSDB), José Aldemir (começou no DEM e migrou para o PEN), Ricardo Marcelo (começou no PSDB e migrou para o PEN) e Toinho do Sopão (começou no PTN e migrou para o PEN).

Contudo, existem outros 22 deputados estaduais, ou seja, a maioria da “Casa Epitácio Pessoa”, que estão fieis as suas legendas seja deste o início de sua carreira política ou pelo menos ao logo desta atual legislatura iniciada em fevereiro de 2011. São eles: Anísio Maia (PT), Antônio Mineral (PSDB), Arnaldo Monteiro (PSC), Assis Quintans (DEM), Caio Roberto (PR), Carlos Batinga (PSC), Carlos Dunga (PTB), Daniella Ribeiro (PP), Domiciano Cabral (DEM), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PMDB), Gilma Germano (PPS), Ivaldo Moraes (PMDB), João Henrique (DEM), Jutay Menezes (PRB), Léa Toscano (PSB), Lindolfo Pires (DEM), Marcio Roberto (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Raniery Paulino (PMDB), Tião Gomes (PSL), Trócolli Júnior (PMDB) e Vituriano de Abreu (PSC).

Confira o ranking:

1º Lugar (Mudou mais de duas vez): Wilson Braga (Arena, PDT, PFL, PSDB, PMDB, PSD, PEN e PV).

2º Lugar (Mudou duas vezes): João Gonçalves (PSDB, PEN e PSD), Janduhy Carneiro (PPS, PEN e PTN) e Trócolli Júnior (PMDB, PSD e PMDB).

3º Lugar (Mudou pelo menos uma vez): Aníbal Marcolino (PSL e PEN), Branco Mendes (DEM e PEN), Doda de Tião (PPL e PTB), Edmilson Soares (PSB e PEN), Eva Gouveia (PTN e PSD), Hervázio Bezerra (PSDB e PSB), Iraê Lucena (PMDB e PSDB), José Aldemir (DEM e PEN), Ricardo Marcelo (PSDB e PEN) e Toinho do Sopão (PTN e PEN).

4º Lugar (No mesmo partido): Anísio Maia (PT), Antônio Mineral (PSDB), Arnaldo Monteiro (PSC), Assis Quintans (DEM), Caio Roberto (PR), Carlos Batinga (PSC), Carlos Dunga (PTB), Daniella Ribeiro (PP), Domiciano Cabral (DEM), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PMDB), Gilma Germano (PPS), Ivaldo Moraes (PMDB), João Henrique (DEM), Jutay Menezes (PRB), Léa Toscano (PSB), Lindolfo Pires (DEM), Marcio Roberto (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Raniery Paulino (PMDB), Tião Gomes (PSL) e Vituriano de Abreu (PSC).
FONTE: ADAUCÉLIA PALITOT - POLÍTICA PB
Tecnologia do Blogger.