Aesa discute situação dos açudes e alternativas para enfrentar a seca em seis municípios do Vale do Piancó

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), vai realizar na próxima semana uma caravana para discutir o uso racional da água em seis cidades do Vale do Piancó.

Diretores e técnicos do órgão vão se reunir com representantes dos municípios para explicar a situação dos açudes e as alternativas para a manutenção do abastecimento durante o período de estiagem.

A série de debates vai reunir representantes das prefeituras, Cagepa, Ministério Público, Câmaras de Vereadores, irrigantes e usuários de água.

“Vamos fazer alguns prognósticos dos reservatórios e dos rios que cortam estas cidades, ouvir as dificuldades vivenciadas na região e traçar alternativas futuras para garantir que não falte água para população”, comentou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes.

Os encontros têm início às 14 h da próxima terça-feira (8) no Clube Municipal Júlio Diniz, na cidade de Curral Velho. Em pauta, o açude Bruscas, que comporta 38 milhões de metros cúbicos de água e está com 43% de sua capacidade.

Na quarta-feira (9), a caravana chega à cidade de Itaporanga, onde os debates vão acontecer em dois momentos: às 9 h e 19 h, ambos no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Aqui, o foco da discussão vai ser a situação do rio Piancó e do açude Cachoeira dos Alves. O reservatório pode armazenar 10 milhões de metros cúbicos, mas hoje tem apenas 30% deste valor.

Na sequência, os diretores da Aesa seguem para Conceição e na manhã de quinta-feira (10) apresentam a situação dos açudes de Condado, Serra Vermelha e Video. Neste mesmo dia, só que desta vez no período da tarde, os debates acontecem no município de Imbiara. Nos dois casos, as discussões acontecem nas câmaras municipais.

Já na cidade de Diamante, as apresentações da Aesa vão acontecer no auditório da Secretaria de Educação do município, às 9 h da sexta-feira (11). À tarde a maratona de exposições encerra em Boa Ventura com uma palestra sobre a situação do rio Piancó, às 14 h, no Sindicato dos Trabalhos Rurais.



Fonte: SecomPB
Tecnologia do Blogger.