Aprovado Projeto que Institui o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias em Santana dos Garrotes

Projeto de Lei do vereador Augusto Antas(PMDB) valoriza à categoria. Seguindo os pareceres favoráveis das Comissões temáticas da Câmara Municipal, os vereadores de Santana dos Garrotes aprovaram na 2ª Sessão Itinerante deste domingo (22) o projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Endemias, de autoria do vereador Augusto Antas(PMDB). 

 A data será comemorada no dia 4 de outubro de cada ano e deverá entrar para o calendário de eventos do município. De acordo com o projeto de Lei 022/2013, o município deverá promover atividades de valorização da classe, de socialização e confraternização, como forma de marcar a data, conscientizando a sociedade sobre a importância desses servidores.
“A ideia é também conscientizar estes profissionais sobre o quanto o seu trabalho é bem-vindo para o povo com o serviço que prestam de casa em casa. É o primeiro contato e o mais próximo que o cidadão tem com a saúde pública”, declara o vereador Augusto Antas na justificativa usando a tribuna. Ainda de acordo com o parlamentar, autor da propositura, as atividades desenvolvidas pelos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários são muito importantes, sendo realizadas por trabalhadores incansáveis que cuidam da saúde da população, principalmente dos que atuam em áreas mais carentes. Os agentes de saúde comemoraram a iniciativa. 

De acordo com um dos representantes da categoria, Eliziário Evangelista(Sindicato dos Servidores Públicos Municipais EM Saúde de Piancó e Região) – SINSERMUSP - , a aprovação da data festiva representa o reconhecimento da Câmara pelo trabalho dos agentes de saúde e de endemias. “Já estamos organizando uma programação específica para este dia que não passará em branco”, ressaltou Eliziário Evangelista Presidente do SINSERMUSP. Ele esteve presente na Sessão que foi aprovado o projeto. 

As atividades desenvolvidas pelos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários são muito importantes, sendo realizadas por trabalhadores incansáveis que cuidam da saúde da população, principalmente dos que atuam em áreas mais carentes. Atualmente 24 agentes comunitários de saúde e de endemias atuam no município de Santana dos Garrotes realizando atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde com visitas frequentes às famílias. O projeto de Lei vai para sanção do prefeito para desse modo entrar em vigor.

FONTE: www.ARYRAMALHO.com
Tecnologia do Blogger.