Boa Ventura supera Pedra Branca e é o 2º município do Vale do Piancó em cargos comissionados


Com a proibição das contrações temporárias e sem concurso público, muitos prefeitos estão utilizando-se dos cargos comissionados para garantir emprego aos seus aliados políticos. Com o aval das Câmaras Municipais, os gestores ampliam exageradamente a quantidade dos chamados cargos de confiança, que são preenchidos por indicação política, e conseguem botar muita gente dentro da Prefeitura.

Se é um exagero Pedra Branca, que é uma das menores cidades do Vale, ter mais de 70 cargos de confiança, o que dizer de Boa Ventura, que tem próximo de 100 comissionados. São, precisamente, 99 cargos comissionados na Prefeitura boaventurense, incluindo o Fundo Municipal de Saúde, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado.

Hoje Boa Ventura tem, ao todo, 330 servidores e quase um terço disso é comissionado. Essa quantidade de cargos de confiança supera em muito a de Itaporanga, é três vezes maior de que a de Conceição e só perde para Piancó.

A despesa mensal do poder público de Boa Ventura com pagamento de servidor é superior a 347 mil reais. São tantas diretorias, secretarias, coordenadorias e subcoordenadorias que é difícil compreender como alguns setores da administração funcionam na prática. Na cultura, por exemplo, existem o diretor de cultura, o coordenador de cultura, o subcoordenador de cultura, o secretário de esporte e cultura e o de educação e cultura.

Os cargos de confiança são criados por lei, mas precisam atender a justificativa de necessidade à administração publica para existirem, caso contrário, o prefeito pode ser investigado e penalizado.


www.folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.