ARTIGO: A saúde na UTI: Por Genarte Araújo

É bem verdade que a saúde no Brasil está um caos. Há poucos médicos nas cidades pequenas deste País e grande parte deles está fora do seu ambiente natural de trabalho, consultórios, postos de saúde e hospitais públicos.

Estão nos gabinetes das prefeituras. E de lá não querem sair nunca. Fazem qualquer tipo de acordo para receber o poder de volta quando vencem o prazo após esgotarem as oportunidades de reeleição.

Não seria justo de minha parte dizer que ampliar a duração do curso de medicina e designar um jovem médico para o interior do Estado contra a sua vontade seja a saída para resolver o problema de saúde pública no Brasil e tampouco, fosse uma atitude correta do governo. Se é uma democracia tem o direito de escolher onde trabalhar.


Mas também, não seria justo desconsiderar a necessidade extrema de atendimento médicos nos mais longínquos cantos da nação verde e amarela. A população ficou refém da medicina aliada à política. Não seria novidade alguma dizer que muitas pessoas só procuram o médico da cidade quando pertencem ao partido do Doutor. É como se não fosse uma obrigação serem atendidos, submetendo os súditos a uma grande humilhação, o valor da consulta seria o seu voto da última eleição.

A arquitetura dos prédios Sedes de prefeitura já se confunde com fachadas de hospitais, e em alguns casos, há gabinetes instalados em enfermarias. Sem alarde algum representa a doença crônica do próprio poder público local.

A população precisa de médicos, advogados, prefeitos, professores, auxiliares de limpeza e tantos outros profissionais úteis exercendo dignamente a sua profissão.

Acredito plenamente que seja menos humilhante para um profissional recém-formado receber uma bolsa de R$ 10 mil reais por mês para atender uma população sofrida do que para os outros profissionais que lutam desesperadamente para que os próprios médicos/prefeitos entendam que dois salários mínimos não são suficientes para cuidar de uma família. Se dez mil é pouco para um médico, então o que dizer dos salários dos professores?

O piso nacional dos professores é considerado uma conquista, muita gente acha isso normal, até aqueles que são explorados continuamente pelos homens de branco. Professor ganha dinheiro demais... Seria interessante fechar as Universidades e Faculdades que formam professores, com o tempo não haveria professores suficientes para formar os filhos dos homens que desconsideram a mãe de todas as profissões. A educação. 

Professor, João Genarte de Araújo Cavalcante Neto
Tecnologia do Blogger.