Adolescente de 16 anos morre vítima de meningite na cidade de Conceição no Vale do Piancó

Um caso de meningite causou a morte de um adolescente da cidade de Conceição, nesta quarta feira(24).O laudo confirmou a causa morte de Gilberto Pereira Praxedes, 16 anos.

De acordo com informações da avó, Altelina Praxedes, com quem a vítima morava, na rua Projetada 3, S/N, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, Gilberto Praxedes, acordou na manhã do dia 18 sentindo uma forte dor de cabeça e febre. O jovem foi até o hospital Caçula Leite, na cidade de Conceição e tomou uma injeção, voltando, em seguida, para a sua residência.

Ainda segundo a avó, as dores e a febre do jovem não diminuíram. No dia seguinte, o jovem voltou ao hospital, onde ficou internado, sendo medicado e assistido pelos médicos de plantão. Por volta das 15hs, da sexta feira(19), com suspeita de Meningite, Gilberto Praxedes foi transferido, às pressas, para a cidade de Campina Grande, para fazer exames.

Nesta quarta-feira(24), Gilberto não resistiu a doença e faleceu, por volta do meio dia. O laudo constatou como causa morte: Septicemia, meningite bacteriana, entisema cerebral e sinusinopatia. Gilberto era filho de Iracir Praxedes da Silva. O corpo foi sepultado na manhã desta quinta feira(25), no cemitério público da cidade de Conceição.

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.

Uma punção lombar pode ser usada para diagnosticar ou excluir um quadro de meningite. O procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinal. O líquido coletado é, em seguida, examinado em um laboratório. O tratamento habitual para a meningite é a pronta administração de antibióticos e, por vezes, fármacos antivirais. Em algumas situações, corticóides podem ser usados para prevenir complicações da inflamação hiperativa. 

A meningite pode ter complicações sérias a longo prazo como epilepsia, hidrocefalia e déficit cognitivo, especialmente se não tratada rapidamente. Algumas formas de meningite, como aquelas associadas com meningococo, Haemophilus influenzae tipo B, pneumococo ou vírus da caxumba, podem ser prevenidas através da vacinação.

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias

Tecnologia do Blogger.