Estiagem prolongada causa prejuízos às lavouras de arroz-vermelho no Vale do Piancó


No semiárido nordestino, o arroz vermelho, também conhecido como arroz-da-terra, é um dos mais tradicionais alimentos da população sertaneja e sua produção fica concentrada no Vale do Piancó, no sertão da Paraíba. O que chama atenção é que os produtores não fazem uso do agrotóxico durante todas as fases da planta, característica importante na produtividade desta cultura. 


Nesta safra, a área destinada ao plantio é de 1.200 hectares, o que representa 5.800 hectares a menos em relação à safra recorde que aconteceu em 2009. Entretanto, a expectativa é que sejam colhidos 2.500 kg por hectare, segundo dados da Associação dos Pequenos Produtores de Santana dos Garrotes, município do Vale do Piancó.

Para o bom desenvolvimento da cultura, o plantio é executado entre os meses dezembro a maio ou na estação chuvosa. As plantações são cultivadas às margens de rios e açudes e alguns municípios do Vale do Piancó ainda encontram-se na fase de colheita do arroz.

Nestes próximos 15 dias, a tendência é que o tempo continue úmido na região. O volume de chuva previsto deve ficar entre 30 e 40 milímetros até o dia 22 de junho. Entre os dias 23 e 27, a chuva é mais escassa na região e o acumulado não deve superar os 5 milímetros na área do oeste do estado, onde está localizado o Vale do Piancó, informa Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo.

Fatores determinantes para quebra de safra

Nos últimos anos, além da estiagem prolongada, outros fatores foram cruciais para queda da produtividade na região. "Além da estiagem prolongada, que foi um fator determinante, os altos custos de produção, o que inclui a falta de mão-de-obra e de incentivos à cultura, e a quebra da sucessão das famílias criaram gargalos que cooperaram diretamente para a queda da produtividade”, explica Domingos Lélis, assessor técnico da Federação de Agricultura do Estado da Paraíba.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Santana dos Garrotes, José Soares Filho, a forte estiagem dos últimos anos desfavoreceu o plantio desta cultura e consequentemente muitas famílias abandonaram suas lavouras em busca de trabalho rural em outros estados. 

Atualmente, o Vale do Piancó está se reestruturando para voltar a produzir o arroz-vermelho em grandes quantidades. A volta da chuva animou as famílias e os pequenos produtores rurais que, no ano passado, deixaram de cultivar o grão por causa da seca. 

Fonte: Safras
Tecnologia do Blogger.