Em Olho D’Água: Mulher sofre a noite inteira em trabalho de parto e criança nasce em casa às 05h30 da manhã
O final da noite da última quarta-feira (10) e o início do dia(11), foi de muita apreensão para a família de Carla Martins da Silva, conhecida por Ana, moradora do Conjunto Lúcia Braga/Antonio Fausto de Almeida, na cidade de Olho D’Água no Vale do Piancó. Ana que estava grávida de 09 meses do seu terceiro filho entrou em trabalho de parto no final da noite e às 05h30min da manhã, acabou parindo seu filho na sua própria casa, precisamente no banheiro, onde ficou ligada ao filho pelo cordão umbilical até a chegado do médico e sem assistência nenhuma da saúde pública do município.
Foram muitas horas de agonia para Ana que pedia socorro com dores e todos da família sofreram com a situação que fora por demais, desesperadora. O irmão de Ana foi até a única Unidade de saúde em funcionamento, onde havia uma ambulância de plantão por três vezes, solicitar a remoção da paciente e o motorista, Manoel Mamede, não atendeu o chamamento, com a justificativa de haver perdido a chave do automóvel. Por volta de 07h00min da manhã, o motorista resolveu o incidente e foi com uma técnica de enfermagem até a residência da mãe, que já se encontrava com a criança nos braços, mas, com a necessidade de ser avaliada pelo médico.
Sem condições de agir a técnica retornou para o Centro de Saúde e acionou o médico de Plantão, Dr. Fábio, que avaliando o quadro da paciente, mandou para o Hospital Regional de Piancó, onde a mesma seria melhor assistida. Segundo o médico, até então não tinha conhecimento dessa ocorrência e por isso não havia tomado nenhuma providência sobre o caso.
A redação de OPBNEWS, além da denúncia, recebeu um vídeo da Parturiente dando a luz em sua residência e em respeito à mãe, ao filho, aos demais familiares, sobretudo, aos internautas e ao jornalismo, sem sensacionalismo que defende, resolveu não postar.
Rita Bizerra, de opbnews