Prefeito do Vale do Piancó viaja desanimado e volta desiludido: “Brasília é pura ilusão”


O prefeito Tintin, de Aguiar no Vale do Piancó, foi a Brasília na semana passada em busca de apoio financeiro para algumas demandas municipais e deu a viagem perdida, e não foi a primeira vez.

Agora o gestor não pretende ir tão cedo à capital federal por considerar que é uma perda de tempo e de dinheiro. “É uma viagem cara e sem resultado: não adianta se gastar 4 ou 5 mil reais, sacrificando ainda mais as finanças do município, passar uma semana fora e voltar sem nada”, disse Tintin, ao comentar que o Governo Federal não tem nada para as pequenas Prefeituras.

Conforme ele, “essa história de que com bons projetos se consegue recursos não procede, é puro marketing do governo: o prefeito paga caro por um projeto, manda para Brasília e fica lá engavetado, porque o que resolve é a força de um deputado federal forte e ligado à gestão federal, ou seja, sem um deputado muito influente, prefeito não consegue nada”.

Para Tintin, fazer projeto é oneroso para as finanças municipais e não adianta a pequena Prefeitura gastar cem mil reais com projetos, sacrificando suas finanças, sem a certeza de que os recursos serão liberados.

Tintin foi ao Planalto já carregando a expectativa de que dificilmente traria alguma boa nova para Aguiar, e, de fato, nada conseguiu. No entanto, sua viagem foi mais motivada por alguns colegas gestores, marinheiros de primeira viagem, que tinham Brasília como a solução para seus problemas e voltaram sabendo que a coisa não é tão fácil quanto se apregoa. “Em todos os ministérios, a conversa é uma só: mande projeto, e quando o projeto é enviado termina na gaveta do esquecimento”, lamentou.



Folha do Vali

Tecnologia do Blogger.