Itaporanga ganhará Interposto para a produção e comercialização do mel de abelha
O Governo do Estado, através do projeto Cooperar, deu início a construção da sede de um Mini Interposto na comunidade de Cachoeira dos Alves, no município de Itaporanga. O Interposto possibilitará, entre outras coisas, facilitar a comercialização do mel de abelha produzido na região.
A Cooperativa dos Apicultores de Itaporanga – CAPI aguarda por alguns meses para a concretização do Projeto Casa do Mel, encaminhado pelo Cooperar, que viabilizará a construção, em uma área de 10.000 metros quadrados, da futura Sede da Casa do Mel.
Agora o sonho começa a se tornar realidade. Itaporanga irá ganhar não só a Casa do Mel (onde apenas é feita a extração), mas um Mini Interposto que tem o poder de comercialização do produto, e dará suporte a Casa do Mel de Diamante (Sitio Porções) e em Bonito de Santa Fé.
No local terá desde o beneficiamento, com extração do mel, higienização, embalagem, rotulação e o Selo de Inspeção Federal – SIF, sendo pleiteado junto ao Ministério da Agricultura, até a comercialização do produto.
Segundo o Gerente do Cooperar, Francisco Henriques Nelson Neto e o Técnico Bruno Pita, além do Cooperar foram também fechadas parcerias com a Fundação Banco do Brasil que disponibilizou um caminhão Baú, zero km, já entre as cooperativas, e uma máquina de sache, dentre outros equipamentos de conveniência. Outra parceria foi com o empresário Luiz Alves Barbosa (Luiz Carnaúba), que fez a doação do terreno para a construção do Interposto.
Itaporanga tem hoje vinte e cinco Cooperativas de Apicultores, espalhadas na zona rural do município. Com o Mini Interposto, todos terão a oportunidade de trabalhar em equipe comercializando um produto de qualidade reconhecida.
PortalPedraBonita
Fotos: Marta Ribeiro