ARTIGO: Uma sociedade de sociopatas: você pode conhecer um, fique atento! Por Edlene Bezerra - Jornalista



Frios, calculistas, insensíveis, inescrupulosos, transgressores de regras sociais e absolutamente livres de constrangimentos ou julgamentos morais internos. Nas diversas esferas do relacionamento humano, eles são capazes de passar por cima de qualquer pessoa, apenas para satisfazer seus próprios interesses. Mas ao contrario do que pensamos, não são considerados loucos, nem mesmo apresentam qualquer tipo de desorientação, eles sabem exatamente o que estão fazendo e não sofrem nem um pouco com isso. 


Posso dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, e às vezes seus atos são chocantes que nos recusamos instintivamente a reconhecer sua existência. 


São essas pessoas, que estão por ai, ao nosso lado e que desafiam a própria natureza humana. São os chamados psicopatas ou sociopatas. 



A relação é contundente e cruel, entretanto, o mais impactante é que a maioria esmagadora esta do lado de fora das grades, convivendo diariamente com todos nos, transitam tranquilamente pelas ruas, cruzam nossos caminhos e fazem parte do nosso convívio. 


De acordo com a doutora Ana beatriz Barbosa, formada pela (UFRJ), os psicopatas possuem níveis variados de gravidade: leve, moderado ou grave. Os primeiros se dedicam a trapacear aplicar golpes e pequenos roubos, mas provavelmente não sujarão as mãos de sangue ou mataram, suas vitimas, já os utilizamos, botam verdadeiramente a “mão na massa”, com métodos cruéis, e sofisticados e sentem um enorme prazer com seus atos brutais. 


Não pretendo ser pessimista, mas a psicopatia não tem cura, é um transtorno de personalidade e não uma fase de alterações comportamentais momentâneas. Porem tem que ter sempre em mente que tal transtorno apresenta forma e graus diversos de se manifestar, e que somente os casos mais graves apresentam barreiras de convivência interpessoal. 


Edlene Bezerra- Comunicóloga, jornalista, pós-graduanda em marketing político.
Tecnologia do Blogger.