ARTIGO: Se eu fosse "RICO"

Compraria uma casa ou terreno na Rua Osório Pinto Ramalho, e construía um Centro Cultural na cidade de Ibiara-PB, e batizava de ESPAÇO CULTURAL POETA JORGE DE SOUSA ROLIM, uma homenagem mais que justa ao maior poeta de todos os tempos que Ibiara já conhecera, isso na minha humilde opinião, por sua ampla contribuição literária, nos proporcionando conhecimentos históricos, voltados a cultura local, ademais em âmbito nacional e científico, não quero eu aqui desprezar outros conterrâneos que muito contribuíram para minha formação e também para de outros admiradores desta arte, seria uma desonra de minha parte não citá-los, mormente importante também será lembrar os seus feitos para que o nobre leitor ou leitora entenda porque criaria eu um espaço cultural em Ibiara, se eu fosse rico.

Pessoas como Padre Manoel Otaviano e Renato Pinheiro, que de acordo com meu humilde conhecimento, hipotetizo que foram pioneiros na arte da escrita local, e se hoje gosto eu de escrever, é porque um dia na minha infância li seus trabalhos e fiquei tão encantado que até hoje me inspiram a insistir nesta arte. O Padre muito contribuiu para o nascimento de Ibiara, e com seu intelecto literário escreveu vários livros, deixando de herança para que os seus conterrâneos e demais pessoas apreciasse seus trabalhos através da leitura.
Renato Pinheiro também foi outro amante desta arte de escrever, através de seus trabalhos externou seu lado poético, e como escritor autêntico não teve vergonha de expor o seu íntimo, publicando sua vida, que muito serviu-me de exemplo.

Dentre os nomes e cultura local, é fato e importante lembrar também do repente, que na minha infância ao lado de meu pai joão nozinho, costumava ouvir as apresentações de Nelson Ribeiro, quando o mesmo apresentava-se na rádio educadora de conceição ou ainda em outros lugares, Homem de referência na arte do improviso, e de repentes em versos e poesias.

Mais tarde conheci também o jovem repentista Paulo Bernardo, que me presenteou com um trabalho já publicado, era um cd de sua autoria, o qual cantarolava versos ao som de sua viola.

Outro grande e importante artista que dedicou tempo e não economizou seus sentimentos poéticos em declarar seu amor por Ibiara em seus trabalhos, é o jovem jurista, cantor e compositor Giovani Basílio, com dezenas de trabalhos publicados.

Desta feita, porque eu filho do agricultor João Nozinho e da auxiliar de serviços gerais Beatriz Marcelino, construiria um espaço cultural em Ibiara, se fosse rico?

Responderei com humildade, sob três aspectos:
Primeiro por lembrar que quando criança minha mãe, sempre me falava das histórias, dos feitos desses dois grandes mestres que são Manoel Otaviano e Renato Pinheiro, entre outros que não me lembro, fui crescendo com isso, e hoje percebo que eles foram minhas primeiras referências no campo literário.

Segundo por acreditar que através desse investimento, muitas crianças e jovens poderiam ter suas vidas transformadas através de possíveis primeiras referências, ao passo que valorizaria os artistas da terra com a exposição de seus feitos.

Em terceiro lugar no espaço cultural, após uma combinação com cada artista, colocaria em exposição todas as obras e trabalhos já publicados, de cada um, para serem admirados e comercializados.

Faria parcerias com as escolas, levando palestras, proporcionando aos estudantes a oportunidade de garimpar as obras expostas no espaço e trabalhar através de seminários, peça teatral e etc. Seria uma oportunidade para que os filhos (as) dos (as) filhos (as) de Ibiara pudessem ter bases no universo da cultura, a partir de seu berço.

Se isso é loucura eu não sei, mas essa é a Ibiara de meus sonhos, faria tudo isso se eu fosse rico.

Quem assina é Geová Rodrigues, ex-agricultor e graduando no curso de ciências jurídicas.

Tecnologia do Blogger.