Novos prefeitos e vereadores de cidades do Vale do Piancó com salários gordos em tempos de vacas magras

O salário ou subsídio, como designa a lei, dos agentes públicos regionais teve um aumento expressivo este ano em relação a 2012 por força de leis aprovadas e sancionadas no final do ano passado. Apesar do Vale ser uma região pobre e que enfrenta uma das piores estiagens de sua história, a remuneração de prefeito, vices e vereadores teve aumento expressivo e, em alguns casos, até abusivo.

São aumentos que variam de 50% a mais de 100%. Com relação aos salários dos novos prefeitos, em três dos quatro maiores municípios regionais (Itaporanga, Conceição e Coremas) eles foram fixados, coincidência ou não, no mesmo valor: 16 mil reais para o prefeito mensalmente e 8 mil para o vice, que, geralmente, não tem função prática nenhuma. O salário mais baixo ou menos elevado da região é do prefeito de Piancó, fixado em 10 mil, com o vice recebendo a metade.


No mandato passado, os prefeitos de Itaporanga, Conceição e Coremas recebiam 12 mil reais, mas, com o aumento deste ano em seus subsídios, vão receber no final deste mês um salário bem gordo para a realidade da região e o primeiro do ano. Nos demais municípios regionais, o salário de prefeito é de 12 mil reais, com o vice recebendo a metade.

Com relação aos subsídios dos vereadores, nos quatro maiores municípios pode até haver redução de salário em função do aumento de duas vagas: em vez de nove vereadores, o dinheiro destinado ao pagamento dos parlamentares e funcionários, que não pode ultrapassar 70% da receita das Câmaras, terá que ser dividido para 11, apesar das leis fixarem um reajuste bem expressivo: em Itaporanga, por exemplo, o salário do  vereador aumentou de 5 para 8 mil reais, no entanto, na prática, é provável que eles recebam menos do que recebiam o ano passado, mas, de qualquer forma, ainda é uma remuneração significativa.

Em Conceição, o salário do vereador teve um aumento de 100%, subiu de 3 para 6 mil, mas os parlamentares mirins de Conceição dificilmente receberão o teto em função da limitação dos recursos. Com relação aos vereadores de Coremas, seus subsídios foram elevados para 5 mil, mas devem receber pouco menos de 4. Já em Piancó, a remuneração dos vereadores ficou em 4 mil, mas dificilmente alcançarão o máximo previsto em lei.

Nas Câmaras dos demais municípios regionais, que permanecem com nove vereadores, os salários devem ficar em torno de 3 a 4 mil reais, o que, neste caso, um subsídio expressivo.


Folha do Vali
Tecnologia do Blogger.