Garota Itaporanguense representa Paraíba no Ano do Brasil-Portugal


Até o próximo mês de junho, uma caravana de artistas nacionais viaja para a Europa em virtude do Ano do Brasil em Portugal, evento que surgiu em 2005 na esteira do Ano do Brasil na França.

A Paraíba está entre os estados brasileiros que já tiveram artistas selecionados para o evento, que foi aberto em setembro do ano passado com uma programação cultural realizada em locais como o Espaço Brasil, complexo de 1.200 metros quadrados especialmente projetado para abrigar o evento, em Lisboa.

Já participaram do Ano do Brasil em Portugal, aprovados em um edital lançado por uma comissão assessorada pela Fundação Nacional de Artes, artistas como Chico César, que se apresentou em Lisboa em dezembro de 2012, e Lucy Alves (do Clã Brasil), que foi de mochila nas costas e acordeon no colo acompanhando Alceu Valença, no show que o pernambucano fez para os lisboetas este mês.

A Cabruêra também está de malas prontas para viajar para a ex-metrópole neste primeiro semestre. A banda se prepara para embarcar (ainda sem data marcada) junto com os colegas como DJ Dolores, Edgard Scandurra, Emicida, Lula Queiroga, Paulinho Mosca e Tulipa Ruiz.

Chico César, que fechou o ano passado fazendo um tributo à Paraíba no Espaço Brasil, falou de seu retorno a Portugal, onde não pisava desde 2011, com a turnê do show 'Voz, violão e você'.

"Foi maravilhoso voltar a Portugal como artista, durante as minhas férias da Secretaria de Cultura. O Aos Vivos Agora tem na palavra um de seus principais elementos, ao lado do ritmo e das harmonias expressas no formato intimista de voz e violão. Por isso é especial tocar no lugar de onde vem a nossa língua e uma parte muito importante de nossa cultura. Há um entendimento, uma cumplicidade muito especial com o país", diz Chico, que foi aplaudido pelo presidente da Funarte, Antônio Grassi, que estava na plateia de seu show e o procurou em seu camarim para discutir projetos comuns.

DiamanteOnLine
Tecnologia do Blogger.