Os vinte vice-prefeitos eleitos do Vale do Piancó são de nove partidos diferentes e quatro são mulheres

Assim como ocorreu na disputa eleitoral para prefeito e vereador, o PMDB e o PSDB também foram os dois partidos que fizeram o maior número de vice-prefeitos no Vale nas eleições de 7 de outubro. Foram nove vices eleitos pelas duas legendas, sendo cinco do PMDB e quatro do PSDB. Para prefeito, os dois partidos elegeram, individualmente, quatro nomes. Para vereador, o PSDB fez 33 parlamentares mirins contra 32 do PMDB.

O PMDB elegeu vice-prefeitos em Coremas (Lucrenato Júnior), Catingueira (Bruno Pires), Santana de Mangueira (Grosso de Zé Inácio) e Santana dos Garrotes (José Paulo Filho). Em Nova Olinda, Idácio Souto foi reeleito.

O PSDB fez vice-prefeitos em Piancó (Edvaldo Leite de Caldas), Aguiar (Agenorzinho), Igaracy (Nico) e São José de Caiana (José Alcides).

Além do PMDB e PSDB, os vice-prefeitos eleitos são de outras sete legendas: PC do B, PP, PDT, PPS, PR, PSB e PTB. Em quatro delas, uma mulher foi a vice-prefeita eleita.

O PC do B elegeu três vice-prefeitos: Curral Velho (José Charles), Ibiara (Nenca Palitot) e Pedra Branca (Zé Alvino).

O PR e o PSB elegeram dois vice-prefeitos cada um. Os vice-prefeitos do PR foram eleitos em Diamante (Damião Juca) e Emas (Ana Alves). Os vices do PSB se elegeram em Conceição (Nena Diniz) e Olho d’Água (Geraldo Procópio).

Elegeram um vice-prefeito os seguintes partidos: PPS (Thaís Rodrigues, em Itaporanga); PP (Antônio René, em Boa Ventura); PDT (Tiquim do Sindicato, em Santa Inês); PTB (Maria Eliane, em Serra Grande).

Apesar do peso eleitoral que possuem, fator que é decisivo na disputa eleitoral, os vice-prefeitos, geralmente, pouco são aproveitados na condução administrativa, e sempre ficam na sombra dos titulares, com os quais, não raro, terminam rompendo politicamente.

Foi o que ocorreu, por exemplo, com o atual vice-prefeito e prefeito eleito de Piancó, Sales Lima (DEM). Eleito na chapa encabeçada pela prefeita Flávia Galdino (PSB) em 2008, ele rompeu com a gestora e lançou-se candidato à sucessão municipal este ano, vencendo a candidata Neguinha (PSB), apoiada pela prefeita. 

Folha do Vali
Tecnologia do Blogger.