NO VALE: Protestos pelo interior da Paraíba mobilizam vítimas da seca, que cobram socorro das autoridades


Neste domingo, 04, agricultores da zona rural do município de Pedra Branca cobraram socorro dos governos estadual e federal. Eles estão preparando um novo protesto para quarta

Nas cidades mais atingidas pela estiagem no interior da Paraíba, as pessoas que estão sofrendo com a falta dágua e de perspectivas de soluções urgentes se mobilizam em protestos para chamar a ateção das autoridades e demonstrar a indignação dos que permanecem sofrendo com a falta dágua. Os protestos vem se repetindo em diversas regiões do Estado.

Neste domingo (4), na comunidade rural do Saco, no município de Pedra Branca ( distante 438 quilômetros de João Pessoa, na região do Vale do Piancó), dezenas de agricultores se reuniram para protestar. Com cartazes e faixas, pediam providências aos governos estadual e federal.

"A situação é de cortar o coração e a cada dia que passa vai se agravando", disse o padre Djacy Brasileiro, da paróquia do município. O protesto aconteceu depois da missa que reuniu agricultores de várias comunidades rurais de Pedra Branca. Eles estão preparando um novo protesto que acontece na próxima quarta-feira (7).

Os manifestantes, a maioria agricultores de subsistência, denunciam a falta de assistência. "Durante a missa, perguntei se os moradores haviam recebido algum socorro e a resposta foi um 'não' carregado de muita revolta", contou o pároco. Os agricultores revelaram que para sobreviver estavam cavando poços com recursos próprios. O próximo protesto na zona rural de Pedra Branca está programado para acontecer após a missa de 16h. Mais uma vez, será contra a demora do socorro às vítimas da estiagem.

Na semana passada, centenas de moradores de cidades do Vale do Rio Piancó, no Sertão do Estado, protestaram fechando a rodovia PB 361, que liga os municípios de Diamante a Itaporanga denunciando a falta dágua nas torneiras que em algumas cidades, a exemplo de Diamante, já durava quase dois meses.  
 
PortalCorreio
Tecnologia do Blogger.