SANTANA DOS GARROTES: Preservação e conservação do patrimônio escolar e implantação de paisagismo está sendo desenvolvido em escola Municipal

A principal linha de ação do projeto é acreditar que através de uma ação educativa eficaz e comprometida com o ambiente escolar que temos a possibilidade de realizar um processo de conscientização do aluno em relação à preservação e conservação do patrimônio, envolvendo Ações voluntarias do corpo docente e dicente.

Para tanto, serão realizadas atividades como palestras, debates, discursões, sobre temas relacionados à educação ambiental, como forma de informar alunos e pais, fazendo-os refletir sobre tal questão e, principalmente, leva-los a mudança de atitudes e comportamentos na escola e na comunidade.

Os temas abordados neste projeto foram: conservação do ambiente, Saúde e Meio Ambiente: Noções de saúde (higiene, prevenção de doenças); Água (consumo, desperdício, poluição); Educação Ambiental e Reciclagem de Lixo: Exercício de Cidadania; Cidadania (direitos do cidadão e deveres). Esse projeto servirá para o crescimento individual e coletivo da comunidade escolar e, certamente, contribuirá para melhorar integração do corpo docente e dicente, respeito mutuo e de preservação do patrimônio escolar (o público).

Nosso principal objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de respeitar e valorizar o patrimônio escolar, bem como o meio ambiente, inserir ações voluntárias de propriedade coletiva envolvendo o corpo docente, dicente e a comunidade escolar como um todo.

Através desse projeto queremos proporcionar aos alunos, um ambiente escolar limpo, agradável e prazeroso onde nos mesmos se sintam bem e tenham consciência dos seus atos. As pessoas que trabalham devem colaborar umas com as outras e se respeitarem muito, pois é dever de todos zelar pela limpeza e conservação do ambiente escolar.

Várias metas já foram cumpridas:

1- Dá nova cara a escola Maria Sinharinha de Azevedo Através de trabalho voluntário de desenho e pintura; Final de janeiro e inicio de fevereiro de 2012;

2-Tornar as salas de aulas mais limpas e organizadas. Salas limpas, cadeiras limpas, paredes limpas; Inicio Fevereiro a dezembro de 2012.

3-Montar nos quatro espaço vazio que a escola dispõe jardins com mudas de plantas doadas; final de maio a dezembro.

4-Trabalhar temas interligados ao projeto: uma semana a 7 a 11 de maio 2012.

5- Conscientizar o aluno sobre a conservação do patrimônio escolar; Decorrer do ano.

Meu intuito como autora do projeto é mostrar que com força de vontade, união e determinação podemos levar a comunidade escolar crescer em todos os aspectos, principalmente preservar nosso patrimônio escolar e o meio ambiente. Espero que muitas escolas do vale do Piancó copie nosso projeto. Acompanhe nosso trabalho no blog: www.escolamariasinharinha.blogspot.com.

Ao mesmo tempo gostaria de agradecer a todos os profissionais da Escola Maria Sinharinha, aos alunos, os pais por acreditar no projeto de minha autoria- Educação ambiental na escola: preservação e conservação do patrimônio escolar e implantação do paisagismo na escola. Também gostaria de agradecer aos palestrantes, a enfermeira Drº kátia, enfermeiro Luciano, professor Jardel, Gustavo, advogado Dr. Luciano, os agentes de saúde, ao pessoal que faz parte da cagepa, a secretária de educação do município e a secretária de saúde.

Francimária Florentino de Souza

(professora biologia/ ciências) autora do projeto.










2 comentários:

  1. Para a professora Francimaria Florentino pela sua iniciativa é admirável a sua vontade de trabalhar e sua visão de uma sociedade melhor através de uma melhor educação e sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arthur Silva só uma pessoa que acredito muito em mudança e é isso meu papel mudar e mostrar que com força de vontade e união chegaremos lá.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.