Piancó e Santana dos Garrotes perderam quase 3 mil eleitores: eles não poderão votar nas eleições deste ano

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) encerrou na manhã da última sexta-feira, 23, a coleta biométrica dos eleitores de Piancó e Santana dos Garrotes. No entanto, 16,7% do eleitorado dos dois municípios, totalizando 2.985 votantes, não compareceram ao recadastramento e ficarão impedidos de votar no pleito deste ano.

O trabalho de recadastramento levou 51 dias, e 14.891 eleitores foram recadastrados nos dois municípios, os únicos do Vale que utilizarão urnas biométricas nas eleições deste ano para escolha de prefeito e vereador.

A coleta de dados começou no dia 23 de janeiro: 86,65% do eleitorado de Piancó foram recadastrados, correspondendo a 10.153 eleitores, o que mostra que o município piancoense perdeu 1.564 votantes, uma perda eleitoral expressiva. E ela foi maior ainda em Santana dos Garrotes, onde apenas 76,92% dos eleitores foram recadastrados, o equivalente a 4.738, mas 1.421 votantes não atenderam ao chamamento da Justiça eleitoral.

A solenidade de encerramento dos trabalhos, que aconteceu às 11h, no prédio do Creas, em Piancó, local disponibilizado pelo TRE-PB para o recadastramento dos eleitores, foi marcado por muitos discursos.

“Agradeço, em nome do Tribunal, o empenho e participação de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, nesse processo de recadastramento que superou as expectativas”, disse o juiz corregedor Regional Eleitoral, Miguel de Britto Lyra Filho, que, na ocasião, estava representando o TRE-PB.

Usando da palavra, o desembargador Manoel Soares Monteiro, que é filho de Piancó e que presidiu o TRE-PB na gestão 2011, disse que se sentia realizado por ser o responsável por trazer a identificação biométrica para o Vale. “Reconhecendo a necessidade de inovar e buscar alternativas para avançar e levar os quase 20 mil eleitores desta circunscrição no caminho sem volta da identificação biométrica, idealizei e iniciei, e graças ao seguimento do nosso atual presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, voltei à minha terra natal para proclamar: consegui, missão cumprida”.

Por sua vez, o diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, na ocasião representando o presidente do Tribunal, fez referência aos servidores que estavam envolvidos no trabalho. “Faço questão de registrar os mais de 30 servidores que aqui trabalharam durante estes 51 dias dedicados ao recadastramento dos eleitores dos municípios de Piancó e Santana dos Garrotes, como sendo, estes, verdadeiras autoridades no procedimento da coleta de dados biométricos; a eles nossa gratidão”.

O recadastramento consistiu na coleta da impressão digital e fotografia do eleitor, informações que vão alimentar o novo sistema de identificação eleitoral, que evitará o uso de documento: no dia do voto, basta o cidadão dirigir-se à sessão eleitoral, tocar o dedo no coletor de digital e votar. A urna biométrica é uma tecnologia moderna e segura, mas a qualidade do voto ainda depende da consciência do eleitor, nem sempre tão avançada.

Folha do Vali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.