Itaporanga festejou ontem seus 147 anos
Itaporanga, município no estado da Paraíba, localizado na microregião de Itaporanga. A área territorial do município é de 468 km².
O município polariza a região do Vale do Piancó, composta por 18 municípios, além de sediar a 7ª Região de ensino do estado da Paraíba. Uma das principais atrações turísticas do município é a sua tradicional festa de São Pedro, no mês de julho, e um monumento ao Cristo Redentor, com 30 metros de altura, localizado na Serra do Cantinho, erguido pelo falecido Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, conhecido como Padre Zé, com o auxílio financeiro dos fiéis católicos da região.
História - Em 1765, o sertanista Antônio Vilela de Carvalho comprou as terras onde hoje se situa o município de Itaporanga. Em 1840, os moradores da localidade fizeram a primeira igreja, em louvor a Nossa Senhora da Conceição. A povoação foi evoluindo, ao ponto de, em 1836, ganhar emancipação por força da lei provincial número 104 de 11 de dezembro de 1863. A instalação oficial do município foi no dia 9 de janeiro de 1865, com o nome de "Misericórdia".
Em novembro de 1938, o nome foi mudado para "Itaporanga", termo tupi que significa "Pedra Bonita", através da junção dos termos itá ("pedra") e porang ("bonito"). Em 1943, voltou a denominação de "Misericórdia", permanecendo oficial até 1949, quando, em janeiro, voltou a se chamar "Itaporanga".
O município perdeu parte do seu território para a formação dos municípios de Curral Velho, Serra Grande, Boa Ventura, Pedra Branca, São José de Caiana e Diamante.
O município - Está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional - MIN, em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
O Blogo de Piancó
O Blogo de Piancó
Nenhum comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.