Prefeita do Vale se desentende com deputado federal durante audiência pública sobre drogas

Troca de insultos foi sobre emenda parlamentar, mas pode estar associado ao ressentimento de Vani com o PMDB, que agora está nas mãos de um ex-aliado da prefeita

A prefeita de Conceição, Vani Braga (PSD), não mediu palavras para criticar publicamente o deputado federal Wilson Santiago Filho (PMDB) na presença do próprio parlamentar durante uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal para debater a problemática das drogas.

A audiência foi realizada no último dia 8, reuniu centenas de estudantes e muitas autoridades locais e regionais. Durante sua fala, Vani saiu do tema para criticar o deputado por não ter colocado nenhuma emenda no orçamento federal de 2012 para Conceição, mesmo tendo sido votado no município, segundo ela.

O parlamentar, que assumiu seu primeiro mandato em fevereiro deste ano, respondeu de forma dura também: ele afirmou que não tinha proposto nenhuma emenda para Conceição porque a prefeita não havia solicitado, o que gerou novos conflitos verbais entre os dois e muitas vaias da plateia. “A prefeita foi infeliz, tanto que foi duramente vaiada: como anfitriã, ela não deveria ter insultado o deputado, mas aproveitado o momento para solicitar dele benefícios para Conceição, a exemplo de escola técnica, universidade e outros”, comentou o vereador Sales Lima (PRB).

Ao contrário de Vani, Sales disse que aproveitou a presença do parlamentar federal na reunião para reforçar vários pleitos de interesse do município, já feitos anteriormente ao deputado através de uma fundação instituída há seis meses pelo vereador, entre os quis a aquisição de uma ambulância para o povoado de Mata Grande.

Mas a querela de Vani com Santiago Filho pode estar associada a outra questão, que foi a saída dela do PMDB por insatisfações com o partido, cujo um dos comandantes estaduais é Santiago pai. “Eu saí do PMDB porque corriam rumores de que eles iriam tirar o partido de mim e não dariam a legenda para minha candidatura à reeleição”, comentou a prefeita em conversa com a Folha na semana passada.

E Vani estava certa: dias depois dessa sua declaração, o controle do PMDB conceiçoense foi entregue ao ex-prefeito Alexandre Braga (PDT), que está rompido com a prefeita e é pré-candidato à sucessão municipal. “Eu asseguro que o PMDB local hoje é comandado por Alexandre Braga por determinação de José Manhão e Wilson Santiago, e vai firmar coligação com o grupo de Alexandre apenas na majoritária; não haverá coligação proporcional”, confirmou Sales Lima, que é um dos aliados do ex-prefeito.

Vereadores mais faltosos

A sessão desse dia 8 foi a última do ano: os vereadores foram para o recesso e só retornarão à Câmara em fevereiro. Apesar do longo período de férias e das sessões legislativas ocorrerem somente a cada oito dias, nem todos os parlamentares mirins são assíduos e muitas reuniões não acontecem por falta de quórum.

Informações obtidas no legislativo local pelo colaborador da Folha em Conceição, Antônio de Pádua Bezerra, mostram que os três vereadores mais faltosos nos últimos três anos foram Valdemir Berto, com 37 faltas; Stherlan, com 29; e Roberto de Chicó, que deixou de comparecer à Câmara 27 vezes.

Folha do Vali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.