EX-GOVERNADOR: Ronaldo está com tumor no pulmão, mas com chance de cura, diz Cássio

O senador eleito Cássio Cunha Lima contou na tarde desta terça-feira (26) o estado de saúde do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e afirmou que tumor no pulmão foi detectado no início e por isso é grande a chance de cura. Cássio revelou no twitter que Ronaldo irá passar por três sessões de radioterapia em nove dias. “O Dr. Fernando Arruda, radioterapeuta, esteve conosco agora. Serão apenas três sessões num intervalo de três dias entre uma e outra”.

De acordo com Cássio, os médicos diagnosticaram Adenocarcinoma no pulmão esquerdo, mas que os médicos asseguram grande chance de cura. “O médico assegura amplas chances de cura. O tumor é dos menos agressivos e a radioterapia é muito eficaz para esses casos”. Ronaldo está no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passa por bateria de exames.

Adenocarcinoma é um câncer originário no tecido glandular. Este tecido também faz parte de uma categoria maior de tecido conhecido como epiteliais. Tecido epitelial inclui, mas não limitado a, pele, glândulas e uma variedade de outros tecidos que reveste as cavidades e órgãos do corpo. O câncer de pulmão é o mais frequentemente diagnosticado no mundo e a causa mais comum de mortalidade por câncer.

É causado em grande parte pelos efeitos carcinogênicos do tabagismo (87% dos cânceres de pulmão ocorrem em fumantes ativos ou naqueles que pararam de fumar recentemente).

Ocorre na maioria das vezes, entre os 40 e 70 anos de idade, com pico de incidência entre os 50 ou 60 anos. Existem, basicamente, dois tipos de câncer de pulmão, dependendo de como as células aparecem ao exame no microscópio: o de não pequenas células, que representam 80% de todos os casos e são subdivididos em adenocarcinoma, carcinoma epidermóide e carcinoma de grandes células; e o de pequenas células, responsáveis por 20% dos casos de câncer de pulmão.

O adenocarcinoma é atualmente o mais comum e o tipo mais comum de câncer de pulmão em mulheres e em não-fumantes. Crescem mais lentamente que o carcinoma de células escamosas, mas tendem a metatastizar de forma mais ampla e precoce.

Veja o boletim médico do hospital

O ex-Senador e ex-Governador da Paraiba, Sr. Ronaldo José da Cunha Lima, 75 anos, foi internado em 24/07/2011, às 20h, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com diagnóstico de tumor de pulmão em estágio precoce.

O paciente apresenta bom estado geral e iniciará tratamento com radioterapia. Sr. Ronaldo da Cunha Lima permanecerá internado sob os cuidados da equipe coordenada pelos Drs. Riad Younes, Milberto Scaff e Fernando Arruda.

MaisPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.