Morosidade da 2ª Vara de Itaporanga esta prejudicando a vida de muita gente

Um histórico de longos períodos sem juiz titular ou com titular ocupando funções de juiz substituto em outras comarcas fez da 2ª Vara de Itaporanga uma campeã às avessas. Se na corrida processual judiciária, que já é lenta, houvesse troféu para as Varas ainda mais atrasadinhas, já teríamos, seguramente, uma vitoriosa no campeonato da morosidade.

Mas quem fica com o prejuízo é mesmo a sociedade, que deposita no judiciário a esperança de solução para seus problemas e os anos sucedem-se sem qualquer resultado. E se a coisa já caminhava lento, agora parou de vez: é que, conforme apurou o www.folhadovali.com.br, a juíza titular da 2ª Vara, Elza Bezerra, pediu transferência para Sousa e desde essa sexta-feira, 17, a Vara está vaga e assim deverá permanecer por longos meses, como em anos anteriores. Enquanto isso, milhares de processos acumulam-se nas prateleiras do cartório: muitos deles aguardam despacho judicial há quase um ano, alguns dos quais envolvendo concessão de benefícios previdenciários.

“Eu tenho clientes passando fome porque há um ano esperam um simples despacho judicial da 2ª Vara para receber um direito previdenciário”, comentou um advogado local. E uma outra área, esta ainda mais delicada, a Infância e Juventude, também é de responsabilidade da Vara, o que significa que a solução de muitos problemas envolvendo menores também será adiada.

A drª Elza passou mais de dois anos como titular da 2ª Vara, mas não conseguiu dar vazão a toda demanda porque, nesse período, teve que dividir seu tempo entre a comarca local e a de Coremas, também prejudicada pela falta de juiz titular.

Folha do Vali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.