Conceiçoenses vão às ruas protestar contra transferência de padre Zé Alves

Centenas de pessoas em carros, motos e a pé percorreram às principais ruas de Conceição, no final da tarde desse sábado, 18, em protesto contra a decisão da Diocese de Cajazeiras de transferir o padre Zé Alves, que atua na paróquia local há 22 anos.

A manifestação começou por volta das 17h e foi movida por muitas lágrimas. Exibindo faixas e gestos de repúdio contra a saída do padre, que é uma figura muito querida pelos católicos de Conceição, a multidão encerrou o protesto dentro da igreja, onde o sacerdote, emocionado, agradeceu o apoio e carinho do povo e expressou sua vontade de permanecer na cidade pelos laços de amizade, amor e fraternidade que criou na comunidade e também pelo trabalho sacerdotal que desenvolve no município e a necessidade de sequênciá-lo.

Durante sua fala, padre Zé Alves chorou e, com ele, todo o povo a sua volta. “Aqui, ninguém admite nem entende a saída do padre Zé Alves, e o que eu sei é que a Diocese de Cajazeiras tomou essa decisão sem levar em conta a vontade do povo e revoltou a população”, comenta o conceiçoense Pádua Bezerra, que acompanhou o protesto.

Apesar da transferência do padre já ter sido anunciada para Cachoeira dos Índios, a comunidade católica de Conceição ainda tem esperança de que a Diocese reconsidere sua decisão e mantenha o sacerdote na paróquia local.

Padre Zé Alves é natural do Ceará e adaptou-se bem à paróquia de Conceição, tanto que dirige os católicos locais há mais de duas décadas. Querido e admirado em todo o município conceiçoense, Zé Alves foi surpreendido pela decisão da Diocese e não aceitou, de bom grado, sua transferência, mas terá que cumprir a decisão superior. Além do protesto, um grupo de pessoas vai a Cajazeiras pedir, diretamente ao bispo, a permanência do padre.

A transferência do padre foi publicada na semana passada e ele terá que deixar Conceição até 31 de julho para assumir a nova paróquia. Para seu lugar, Cajazeiras nomeou o padre Dácio José do Nascimento, que atua em Diamante.

Uma outra mudança paroquial foi a transferência do padre Djacy Brasileiro, que atuava em Santa Cruz, para a cidade de Pedra Branca. O sacerdote volta ao Vale depois de anos trabalhando na região de Sousa. Foto: Pádua Bezerra.

Folhadovali

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.