SOS rio Piancó

O Rio Piancó é um rio brasileiro que banha o estado da Paraíba. Nasce no município de Conceição, e dá origem ao Vale do Piancó, onde se encontra Coremas, uma das maiores barragens brasileiras
.
Quem primeiro sofreu com as secas junto com o velho Piancó e se regozijou com suas cheias foram às nações indígenas que se desenvolveram em suas margens os índios que habitavam o sertão paraibano os tapuias, divididos em cariris e tairairiús. A região do Vale do Piancó habitada pelos índios curemas, icós e piancós. Viviam numa simbiose harmônica homem/ natureza como legítimos donos da terra e por que não dizer, nossos ancestrais culturais e até mesmo, em alguns casos, genéticos. Dos índios, como nos fala Gilberto Freyre, “... é que veio (...) o anseio pessoal. A higiene do corpo.

O milho. O caju. O mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente e espelhinho no bolso, o cabelo brilhante de loção (...) reflete a influência de tão remotos avós”. Índios que sofreram quando o rio Piancó foi atravessado ou navegado por homens brancos como o Domingo Jorge Velho e os Theodósio de Oliveira Ledo.



Impactos ambientais no Rio Piancó despertam atenção

A Sociedade Civil em Piancó está se organizando e já formalizou juridicamente uma Associação - "SOS RIO PIANCÓ" com o objetivo de discutir e propor solução para os impactos ambientais que o rio vem sofrendo aos longos dos últimos anos.
Lixo jogado em seu leito, dejetos de esgotos clandestinos de origem doméstica e industrial, uso e ocupação do solo desordenado são alguns dos fatores que comprovam a necessidade de uma ação urgente em relação ao rio, segundo o ambientalista Jonas Rodrigues.
“As águas deste manancial, depois que chegam ao Açude de Coremas, são usadas para o abastecimento de cerca de 100% da população piancoense. Só que as constantes agressões que o rio vem sofrendo, podem ao longo do tempo comprometer este processo”, alertou.
De imediato deve ser realizado um seminário aberto para toda sociedade, que poderá acontecer durante a comemoração do dia mundial da água, em 22 de março. Uma expedição ao rio Piancó, com todas as entidades públicas e civis, também pode acontecer.
Pelo fato do Rio Piancó ter seu percurso passando por vários municípios, é necessário que seja feito uma ação conjunta para sua revitalização, até para evitar graves conseqüências para o abastecimento de água no futuro.

BlogdePiancó

Imagem Jonas Rodrigues/Comunidade Pilões-Piancó

Um comentário:

  1. Interessante. O Rio piancó está precisando de muitos cuidados. Ele nos dá tantas fontes favoráveis à vida, e a população em si aparentemente se esforça para que ele vá se tornado um rio morto. Muita hipocrisia...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.