Oposição e governistas definem coligações para disputa de vagas na Assembléia e Câmara dos Deputados

Os partidos da base do PMDB decidem apresentar duas coligações para deputado federal e quatro para deputado estadual, mas algumas legendas ainda defendem ajustes antes de fechar a aliança proporcional para disputar a uma das vagas da Assembleia Legislativa.

O fechamento parcial das coligações proporcionais da base peemedebista foi equacionado por uma comissão composta pelos deputados federais Armando Abílio (PTB), Wellington Roberto (PR), Manoel Júnior (PMDB), pelo deputado estadual Leonardo Gadelha (PSC) e o ex-deputado federal Benjamim Maranhão (PMDB).

A coligação para disputa majoritária encabeçada pelo Governador José Maranhão, candidato à reeleição, tendo como vice, o deputado estadual Rodrigo Soares (PT) foi fechada com 13 partidos: PMDB, PT, PC do B, PTB, PR, PRB, PRTB, PT do B, PMN, PSDC, PHS, PSL e PSC.

Também integram a chapa como candidatos ao Senado, os deputados Vital Filho e Wilson Santiago, ambos do PMDB, com mais quarto suplentes – faltando apenas ser definido o 2º suplente de Santiago.

Já para a disputa à Câmara dos Deputados serão registradas duas coligações. Uma formada pelo PMDB – PTB – PSC e PMN. A outra chapa será formada pelo PR, PT, PRB, PHS, PRTB, PT do B e PC do B.

O impasse maior, conforme os próprios representantes das legendas, diz respeito ao fechamento das coligações para disputar o cargo de deputado estadual. Até agora foram formadas quatro coligações.

A primeira deles, denominada de coligação Paraíba Unida, é composta pelos partidos PMN, PHS, PC do B, PT do B, PRTB e PSDC integram a coligação Paraíba Unida. A segunda é formada pelo PR e PSL. A terceira pelo PT, PRB e PSDC e a quarta pelo PMDB e PSC. No entanto, conforme informou o presidente estadual do PMDB, Antônio de Sousa, há possibilidade do PMDB ir para disputa de deputado estadual sozinho, sem aliança partidária.

Na oposição - Por outro lado, os partidos de oposição definiram suas coligações. Durante a convenção do PSB, realizada na última quarta-feira, ficou decidida a formação de duas chapas para a eleição proporcional para disputa pela Assembleia Legislativa e um chapão para disputa pela Câmara dos Deputados com a participação do PSB, PSDB, DEM, PP, PDT, PPS, PRP, PTC, PV e PTN, que também formam a chapa majoritária encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB), tendo como vice o deputado Rômulo Gouveia (PSDB).

Já pela disputa de deputado estadual a primeira chapa será composta pelo PP, PSB, DEM, PSDB e PDT e a segunda pelo PPS, PV, PTN, PTC e PRP.

Adriana Rodrigues (Correio da Paraíba)

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.