DEPUTADA ELOGIA PESQUISADORES DA UFCG EM PLENÁRIO

A deputada Socorro Marques(PPS), fez rasgados elogios direto do plenário da Assembleia Legislativa por acasião da sessão de ontem, aos pesquisadores da UFCG(universidade federal de campina grande), campus de Patos. A través do seu curso de pós-graduação em Ciências Florestais, recentimento criado, desenvolveu um trabalho inédito, no campo científico, cuja pesquisa foi orientada pelo prof: Dr. Ednaldo Queiroga, do departemento de Biologia do referido campus e teve como pesquisador o Mestrando: poeta e agrônomo Francisco Soares de Lima(Chico Velho).

Neste trabalho foram estudadas todas as partes produtivas da Cajarana(Spondias sp) - uma planta xerófila, presente em todo Semiárido nordestino, de produção sazonal, cujo estudo mostrou todas as informações pertinentes á sua bramatologia, estudos físico-químicos, agronômico e ambiental, em face de sua importância econômico-social-sustentável para a região semiárida do Nordeste brasileiro.

A pesquisa investigou a polpa, o caroço e as folhas. A polpa do fruto foi analisada e estudada com o objetivo de destiná-la para a fabricação de bebidas orgânicas como a cachaça, vinho, vermuth, licires, refrigerentes, bem como outros aproveitamentos para a linha de produção de congelados, como picolés, sorvetes, cajaranadas, sucos; doce, cocadas e caramelos e etc.

Aderaldo Pinto, para o blog do Ary Ramalho
Jornalista D.R.T. 1689-PB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.