2011: Conheça os planos políticos dos deputados estaduais paraibanos

Findado o prazo de registro de candidaturas, podemos visualizar melhor o panorama das mudanças que poderão ocorrer no cenário político a partir de 2011. No que tange a Assembléia Legislativa já é certo que 10 dos 36 deputados paraibanos não retornarão à Casa.

Por motivos dos mais diversos, cada um abdicou do direito constitucional da reeleição: uns para galgar espaços maiores na política, outros para “ceder” a vaga a um parente e ainda outros por mero desapego à função.

O caso mais curioso, de certo modo, é o do deputado Dunga Jr. (PTB). É comum ver pais abdicando do direito de ocupar mais uma vez a função legislativa estadual para ver um filho ascendendo ao posto. No caso do petebista, a história é inversa: seu pai é que quer retornar à Assembléia e, para tanto, o atual deputado terá que deixar a disputa para não atrapalhar os caminhos do patriarca da família.

Outro caso interessante (porém não tão estranho na rotina política) é a do deputado Zenóbio Toscano (PSDB). Atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o parlamentar renegou a pompa de mais um mandato para apoiar a candidatura de sua esposa, a ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano.

Confira abaixo o projeto político de cada parlamentar paraibano com atuação política na atual legislatura.

Candidatos a deputado federal

Aguinaldo Ribeiro (PP); Leonardo Gadelha (PSC); Quinto de Santa Rita (PMDB); Romero Rodrigues (PSDB); Ruy Carneiro (PSDB);

Apóia um parente

Dunga Júnior (PTB) – (pai); Socorro Marques (PPS) – (filho); Zenóbio Toscano (PSB) – (esposa);

Candidato a vice-governador

Rodrigo Soares (PT)

Abandona por opção

Fabiano Lucena (PSDB)

MAISPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.