Expoleite em Piancó

Toda a riqueza nutritiva, comercial e cultural do leite produzido em Piancó será apresentada na Expoleite Vale do Piancó 2010, que será realizado de 4 a 6 de junho, no Parque de Exposição Elzir Matos. Dezenas de agricultores estarão participando do evento, apresentando seus animais e os produtos derivados do leite. Durante o evento, também serão promovidos o 4º Torneio de Vacas Leiteiras, o 3º Torneio de Cabras Leiteiras, Feira de Artesanato e um Leilão de Caprinos e Ovinos.

Brucelose e Tuberculose (Sanidade animal), Suporte de Forragem, Higienização e Empreendedorismo Rural são temas de palestras a serem ministradas na Expoleite. A estimativa dos organizadores é de que produtores de toda a Paraíba e de estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte participem do evento. Centenas de animais, caprinos e ovinos serão leiloados. Os animais integram a lista dos melhores do ranking nacional e os lances iniciais serão de, no mínimo, R$ 500.

O município de Piancó, localizada no Alto Sertão paraibano, vem se destacando, nos últimos anos, no cenário econômico estadual, devido a produção de leite. Por ano, cerca de R$ 3 milhões circulam no município, oriundos da produção de leite e derivados. A produção atual é de cerca de 10 mil litros de leite por dia e, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Piancó, José Geraldo Mororó, atualmente, mais de 250 produtores fazem sua renda graças ao trabalho com o leite.

Os produtores piancoenses fornecem o leite para indústrias de laticínios localizadas em Caturité, Diamante e demais cidades paraibanas. Além disso, a cidade também fornece o produto para o programa “Leite da Paraíba”. Iogurtes, queijos e requeijão são alguns dos derivados produzidos na região e que ajudam a fortalecer a economia local, uma vez que com a comercialização desses produtos, cada vez mais emprego e renda são gerados.

Para se ter uma ideia da importância da produção de leite para o desenvolvimento de Piancó, no último ano cresceu em quase 70% o número de pecuaristas que trabalham com a produção de leite, passando de 150, em 2009, para os mais de 250 atuais. E o objetivo da Prefeitura Municipal é desenvolver ainda mais as potencialidades do leite local. “Temos projetos para criar novas parcerias com diversas instituições em nível estadual, federal e com empresas privadas, para procurar atender os pequenos produtores dentro de suas propriedades e fazer com que mais famílias melhorem sua condição de vida, graças a produção de leite”, concluiu José Geraldo.

snn

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.