Couto diz que população da PB clama por Segurança e cobra nomeação de concursados

Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado federal Luiz Couto (PT) denunciou mais uma vez o estado em que se encontra a Segurança Púbica na Paraíba. Segundo ele, o “caos” está estabelecido. O discurso do deputado chamou a atenção de cinco parlamentares que o aparteou e parabenizou pelo pronunciamento, sendo, inclusive, aplaudido ao final por seus colegas parlamentares e por pessoas presentes na galeria. Couto disse que têm viajado por todas as regiões do Estado e “o clamor da população é: insegurança, insegurança, insegurança”.

De acordo com o parlamentar, o campo, que era o espaço em que as pessoas viviam sossegadas, se podia sair à noite e ficar conversando, hoje, quando chega à noite, todo mundo fecha a porta com medo de assalto. “Se houver um animal, assaltam; se houver uma moto, assaltam; se houver algum dinheiro, assaltam. Muitas vezes as pessoas são assaltadas quando saem para receber a sua aposentadoria, principalmente os agricultores, e os recursos que tinham para a manutenção daquele mês são levados. Enquanto eu estava num município paraibano, ocorreram três assaltos em 1 hora: levaram todo o dinheiro de agricultores que iam à feira, roubaram uma moto e invadiram uma casa para assaltar as pessoas que ali moravam. É que não há ação por parte do Governo do Estado da Paraíba para enfrentar a situação. É o caos! É uma lástima! É uma calamidade”, disse Luiz Couto em seu discurso.

O deputado também falou do avanço da criminalidade e da violência no bairro de Mandacaru, onde ele trabalhou durante 13 anos como sacerdote. Segundo Couto, o bairro virou território do medo e do pânico. “O crack tem destruído o caminho de muitas crianças e jovens que se envolvem com o tráfico. O bairro conta com a população de 12.690 habitantes e vive diariamente sob o medo propagado pela criminalidade. Não me refiro somente ao crime organizado e ao narcotráfico, mas também à ação de um grupo associado a um araque de polícia, a um informante que tem um grupo para matar pessoas”, disse.

Por outro lado, Couto cobrou do governador José Maranhão a publicação e chamamento, no Diário Oficial, dos aprovados no concurso público, realizado em 2008 para os cargos de: Delegado de Polícia, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal, Perito Oficial Odonto-Legal, Perito Oficial Químico-Legal, Agente de Investigação, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial, Técnico de Perícia, Motorista Policial, Necrotomista Policial.

“João Pessoa é a quarta capital mais violenta do Brasil. A primeira é Maceió, com 97,4%; Recife, 87,5%; Vitória, 75,4%; João Pessoa, 56,6%. Depois vêm Porto Velho, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza. Peço ao Governo do Estado que olhe para a insegurança do nosso Estado e nomeie esses policiais civis aprovados em concurso, que podem trazer qualidade de vida para o povo da Paraíba, eliminando a violência e assegurando o direito de ir e vir para todo cidadão paraibano”, enfatizou o deputado em seu pronunciamento.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.