Concursados da PC fazem "Caravana da Insegurança"


Concursados da Polícia Civil fazem "Caravana da Insegurança" para exigir convocação

Atualmente, são aproximadamente 1.865 policiais atuantes na Paraíba, quando o efetivo ideal seria 8.530 policiais


Enquanto o Governo do Estado ocupa 42,3% do quadro de servidores em exercício com comissionados e prestadores de serviços os concursados da Polícia Civil da Paraíba ainda esperam a homologação do resultado das provas do concurso que se arrasta por quase dois anos, desde a data de publicação do edital. A comissão dos concursados agora planeja uma mobilização chamada de “Caravana da Insegurança” para chamar a atenção da população para o problema.

De acordo com informações de representantes da comissão, todas as etapas já foram concluídas restando apenas a lista final dos aprovados com sua respectiva homologação e “a tão sonhada convocação para o curso de formação”. Por esse motivo, eles pretendem passar em vários municípios paraibanos fazendo mobilização para pressionar o Executivo Estadual a homologar o resultado antes do dia 3 de julho, prazo final para que o governo possa fazer nomeações.

O Governo do Estado, através da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), alega estar fazendo de tudo para dar continuidade ao certame, mas “as inúmeras ações impetradas na justiça pelos concursados e o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasí­lia, produtora encarregada das etapas, estariam deixando o andamento da questão lento e sem conclusão”.

Os concursados por sua vez não acreditam nessas versões e alegam falta de vontade política no caso. Conforme a comissão dos concursados, outros Estados tiveram o mesmo problema com ações que foram impetradas na justiça, o que não impediu que a Cespe desse andamento ao processo e divulgasse o nome dos aprovados nos concursos realizados pela entidade.

O edital para o concurso da Polícia Civil da Paraíba foi publicado em outubro de 2008. Foram oferecidas 1.172 vagas, porém nenhuma delas foi ocupada até então. A comissão dos concursados informou que há dois meses a última etapa foi concluída, mas o resultado não foi divulgado.

De acordo com a comissão dos concursados, duas ações já estão sendo movidas apontar as irregularidades que vêm ocorrendo em torno do concurso da Polícia Civil: a primeira por parte do Ministério Público junto ao Tri­bunal de Contas do Estado e a segunda, por parte da AL.

Atualmente, conforme informações da comissão dos concursados, são aproximadamente 1.865 policiais atuantes na Paraíba, quando o efetivo ideal seria 8.530 policiais, distribuídos nos diferentes cargos que compõem a institui­ção da Polícia Civil de acordo com a Lei 8.672, de 29 de Outubro de 2008.

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.