Juíza eleitoral cassa mandatos dos prefeitos e vices de Santa Rita e Lucena

A juíza da 2 zona eleitoral Ângela Coelho determinou a cassação dos mandatos dos prefeitos de Santa Rita, Marcos Odilon (PMDB) e de Lucena Ântônio Mendonça (PR), mais conhecido como Bolão. Nos dois casos, a juíza também mandou cassar os diplomas dos dois vice-prefeitos, além de determinar a pena de inelegibilidade por 3 anos para os quatro investigados a partir de 2008.

As decisões são de primeira instância e ainda cabem recursos para o Tribunal Regional Eleitoral. Em ambos os processos, a juíza determinou novas eleições e entendeu que, com o afastamento dos gestores, quem deve assumir interinamente os cargos são os presidentes da Câmara Municipal de cada cidade.

Marcos Odilon de Santa Rita e seu vice Gilvandro Inácio dos Anjos (PMDB) são acusados de abuso de poder político e econômico. De acordo com a acusação da a segunda colocada nas eleições da cidade e autora da ação, Ana Cristina Alexandre, o atual prefeito teria realizado obras públicas em período vedado pela legislação eleitoral. Segundo a sentença da juíza, ficou constatado que houve excesso de obras a partir de julho de 2008.

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Bolão e Marcelo Monteiro (PSB), a Coligação Lucena de Verdade acusa os dois gestores de distribuição de cheques de programa social e de compra de votos. Os dois também são acusados de dar excesso de gratificações a servidores públicos do município.

Neste caso, a juíza também decretou a inelegibilidade do antigo prefeito Paulo Morais que foi acusado dos mesmos crimes eleitorais durante 2008, período anterior ao mandato de Bolão.

Paraiba1

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.