STF dá 15 dias para Governo do Estado dizer como irá pagar precatórios

Ações de intervenção federal tramitam no Supremo reivindicando o pagamento

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, determinou que a Paraíba e os estados do Espírito Santo, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo apresentem em 15 dias um plano de pagamento de precatórios --pagamentos determinados pela Justiça.

Mendes é relator de ações de intervenção federal que tramitam no STF reivindicando o pagamento de precatórios.

Os pedidos de intervenção federal são analisados pelo STF. Se o tribunal acatá-lo, o pedido terá que ser referendado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que nomeia um interventor. O nome do interventor, então, tem que ser submetido à análise do Congresso Nacional.

Os pedidos de intervenção em sua maioria têm como órgão de origem os Tribunais de Justiça dos Estados, o Tribunal Superior do Trabalho e o próprio Supremo Tribunal Federal. A maior parte trata da execução de sentença de precatórios, mas há pedidos sobre o não reajuste de remuneração de servidor público no Rio de Janeiro e pelo descumprimento de ordem de reintegração de posse em benefício de produtores rurais no Pará.

Mendes classificou de fato "notório e preocupante" a situação de inadimplência por parte dos Estados, municípios e da União no pagamento dos precatórios. "Se de um lado está a escassez de recursos e a reserva do financeiramente possível, de outro se vislumbra, hoje, um quadro de profundo desânimo e descrença da população na quitação de tais débitos", disse o presidente do STF.

Da Folha Online

Um comentário:

  1. Ary R., Sempre leio o seu blog. Pois, acompanho a região do vale, e sobretudo a sua linda cidade. Espero que possa entrar no meu blog e seguir, pois sou um nato seguidor seu. Grande Abraço, companheiro!

    Acesse: www.manairasertao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.