Na PB, 58 promotores e advogados são processados por irregularidades

Apesar de, via de regra, terem um conhecimento profundo das leis e possuírem como missão respeitá-las e lutar para que elas sejam cumpridas, muitos promotores de justiça e advogados acabam também sendo apontados como infratores e autores de infrações administrativas e até mesmo de crimes. Na Paraíba, 58 processos estão em andamento em procedimentos que investigam possíveis irregularidades cometidas pelos profissionais.

Oito desses processos dizem respeito a ações cometidas por promotores e estão sendo apuradas pela Corregedoria Geral do Ministério Público estadual; enquanto os outros 50 encontram-se sob análise da comissão de ética da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) na Paraíba, envolvendo possíveis condutas ilícitas praticadas por advogados.

No caso dos advogados, as denúncias vão desde a não atenção dada a processos até o recebimento de quantias por parte do profissional e o não repasse aos seus constituintes.

No entanto, para o presidente da OAB paraibana, Odon Bezerra, o número é pouco expressivo diante da quantidade de profissionais que atuam na Paraíba.

“Nós recebemos as denúncias que são feitas e elas são apuradas. Quando se encontra alguma falha na prestação do serviço, o profissional recebe punição, que pode ser uma advertência e pode culminar na cassação de seu diploma. Temos hoje cerca de 50 procedimentos, o que não é um número considerável, quando temos entre oito a nove mil advogados ativos no Estado”, destacou.

Ele ainda lembrou que em todas as profissões há os “bons e os ruins profissionais”, mas defendeu que aqueles que fogem das condutas éticas e põem em risco a imagem de toda a classe sejam punidos.

“O que precisamos é ter um fortalecimento. Você ter uma Ordem forte e que representa os advogados que possam sair dos critérios da ética. Essas pessoas devem ser punidas porque é preciso ter a confiança não só dos nossos constituintes mas também dos promotores, juízes e da própria sociedade”, argumentou o advogado Odon Bezerra.

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.