Maranhão autoriza recuperação das barragens Saco e Canoas em Nova Olinda


Uma multidão em Nova Olinda comemorou em praça pública, na noite deste sábado (14), duas boas notícias anunciadas pelo governador José Maranhão: a assinatura da ordem de serviço para projeto de recuperação das barragens Saco e Canoas e o anúncio da construção de uma escola estadual no Distrito de Mangueza, equipada com ginásio de esportes.

As obras da barragem Saco custarão R$ 1,6 milhão e outros R$ 182 mil serão aplicados na restauração do açude Canoas. Maranhão também visitou Nova Olinda para prestigiar os quatro anos da Rádio Comunitária FM Gravatá. O secretário executivo da Infraestrutura, Francisco Carlos Firmino de Sousa, destacou que técnicos da secretaria acompanharão os trabalhos nas barragens.
O governador José Maranhão chegou a Nova Olinda às 22 horas do último sábado e foi recepcionado por diversas lideranças da região.

Após a assinatura das ordens de serviço das duas barragens, Maranhão afirmou em pronunciamento que estava ali para anunciar também que a cidade irá ganhar uma nova escola pública estadual a ser construída na Comunidade Mangueta e declarou: “Vocês podem ficar tranqüilos porque nós vamos fazer um profundo estudo para um projeto que dará solidez à estrutura da barragem Saco, além disto, também vamos recuperar a barragem Canoas”. Diversas lideranças do Vale do Piancó prestigiaram a solenidade em Nova Olinda.

O vereador Dedé de Lula, falando em nome dos moradores, agradeceu ao governador José Maranhão por ter trazido a tranqüilidade à população ao autorizar as obras nas duas barragens que abastecem a cidade. “Fiquem tranqüilos, porque as barragens Saco e Canoas serão restauradas”, comemorou o vereador. O ex-vereador Antonio de Sousa Neto (Neto Colorau), declarou: “a gente fica muito satisfeito por essas obras necessárias para Nova Olinda”. O ex-prefeito de Piancó, Edvaldo Leite Caldas, acompanhou com outras lideranças, o governador José Maranhão até Nova Olinda.

Ele aproveitou para agradecer por vários benefícios para o Vale do Piancó e aproveitou para fazer alguns pleitos para a região, a exemplo do reforço do abastecimento d’água de Piancó; pavimentação das estradas Piancó-Coremas e Piancó-Igaracy-Aguiar.

Construída em 1983, a barragem Saco, com capacidade de armazenar 96 milhões de metros cúbicos d’água, não teve manutenção nos últimos seis anos. Hoje apresenta algumas fissuras, o que é motivo de preocupação para os moradores de Nova Olinda. Sua restauração está inserida no plano de trabalho que o Governo do Estado recuperou, junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério de Integração.

O diagnóstico vai apontar quais as providências adicionais precisarão ser tomadas para a recuperação da barragem de Nova Olinda. O secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais, Francisco Sarmento, revelou que a barragem foi construída com método baseado no concreto compactado a rolo.

Portalcorreio

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.