Empresários itaporanguense Paulinho de Zié e Silvaneide são homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná pelos relevantes serviços e papel destacado na sociedade paranaense

 


Em um momento de orgulho para o município de Itaporanga e a Paraíba, os casal de empresários Paulo Robson Pinto da Silva e Silvaneide Gregório da Silva foram homenageados na noite desta segunda-feira (24), pela Assembleia Legislativa do Paraná pelos relevantes serviços no desenvolvimento econômico e destacado papel desempenhado na sociedade paranaense. 

A solenidade da Alep celebra a participação e contribuição da comunidade nordestina, bem como seus descendentes, na construção do Paraná, organizada pelo deputado Delegado Tito Barichello, popularmente conhecido como Delegado Xerifão. Homenagem justa à empresários que escolheram o solo paranaense como lar. 

A mesa dos trabalhos foi composta, além do deputado Tito Barichello, também pelo: Procurador Geral do Estado do Paraná, Dr. Ramon Olis Santos; Presidenteda OAB-PR, Luis Casagrande Pereira; o Coronel Paulo Roberto, Comandante da Polícia Militar do Estado do Paraná e Chefe do Estado-Maior ; a Vereadora Tatiana Guzel, Delegada de Polícia Civil esposa do deputado/delegado Xerifão.

Paulinho de Zié, como é conhecido Paulo Robson, e sua esposa Neide estão radicados em Curitiba há mais de duas décadas. E aqui abro até parênteses para registrar que Itaporanga teve outro filho ilustre como uma das maiores autoridades do Paraná, quiçá eloquente no Brasil: o ex-senador (de 1975 à 1983 / 1987 à 1991) Francisco Leite Chaves. O ex-senador era primo de Paulinho de Zié.

Também chamado de François Leite Chave, ele nasceu em 7/5/1929, filho de João Fiúza Chaves e Maria Ernestina Chaves. Advogado e empresário, foi, ainda, Procurador Geral da Justiça Militar (Governo José Sarney). Morreu aos 93 anos, em 19/03/2023. Teve o irmão Jonas Leite Chaves deputado e poeta, também radicado em Curitiba. E o primo José Gomes da Silva, Governador da Paraíba. 

Em sua fala, o deputado Tito Berichello externou que "os nordestinos participaram ativamente da nossa estruturação econômica e social e fazem parte da vida aqui em Curitiba e no Paraná", frisou o deputado. "O Brasil não tem raça, cor nem uma só origem. Temos inúmeras. Onde vamos, temos que nos abraçar." O parlamentar é autor da norma 21.945/2024, aprovada por unanimidade pela Casa de Leis, que estabelece o dia 8 de outubro como o Dia da Comunidade Nordestina, dedicado a condecorar a população originária do Nordeste que influenciou o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná. A data faz alusão ao nascimento de Catulo da Paixão Cearense, em 1863, em São Luís. Ele foi conhecido como Poeta do Sertão.

A vereadora de Curitiba Delegada Tathiana (União) destacou a expressiva presença de nordestinos na capital paranaense, estimada em 29 mil residentes. Ela mencionou ainda a concessão do título de Cidadania Honorária de Curitiba ao comerciante potiguar Roberto Carlos de Carvalho Paiva, proposta por ela e aprovada no Legislativo municipal no dia 6 de outubro. Ele também foi um dos homenageados nesta segunda-feira (24). “Robertinho”, como é conhecido, compartilhou como veio parar em Curitiba e sua paixão pela “Capital das Araucárias”. Também foram homenageados os empresários Francisco Jefferson Batista de Paiva e a advogada Lara Regina Cavalcante de Paiva. 

Em sua fala, Paulinho de Zié agradeceu por tudo que o Paraná lhe proporcionou: "Agradeço a honra concedida, ao deputado Tito Barichelllo, à Robertinho por fazer parte da família. É uma honra para mim", disse. "Agradecemos à Roberto, estamos aqui representando uma nação, a nordestina, que trabalha diuturnamente para o engradecimento da comunidade", pontuou Neide. 
“Paulo você faz parte da nossa família, a família do Paraná. Aqui vocês são recebidos muito bem, o Paraná é a nossa casa. Que cada vez mais migrantes sejam respeitados no Paraná. Precisamos abraçar aqueles que estão chegando, muitas vezes com menos condições econômicas e menos oportunidades. Precisamos continuar acolhendo irmãos nordestinos e de outros estados”, frisou Barichello.
Tecnologia do Blogger.