Começa ação que deve tirar 7 mil títulos de jovens entre 15 e 17 anos

 


Sete mil estudantes de 15 escolas da Capital terão a oportunidade de tirar o título de eleitor e participar das eleições de 2026. A ação, que acontecerá até novembro, foi aberta na manhã desta quarta-feira (24), na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, local onde foi instalado o posto avançado para alistamento eleitoral, que funcionará até o final de novembro.

O alistamento dos jovens com voto facultativo integra a segunda etapa do projeto PoliTEENzando, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados.

O pontapé inicial do projeto ocorreu com festa na ECIT Raul Córdula. Os estudantes receberam as autoridades com apresentações culturais da banda marcial e coreografias. O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ao lado do secretário estadual de Educação, José Wilson Santiago Filho, abriu a ação na presença do juiz da 70ª Zona Eleitoral, Alexandre Targino, e de dirigentes da Secretaria e da Escola.

Para o presidente do TRE-PB, essa etapa representa o fechamento do primeiro ciclo. “O primeiro momento foi no Espaço Cultural, com o PoliTEENzando. Discutimos temas importantes, e mais de mil jovens estiveram presentes para debater questões como, por exemplo, a proibição do uso de celular em sala de aula. Aqui, retornamos fazendo o cadastro eleitoral para deixar esses jovens prontos para ir às urnas e contribuir com o sistema eleitoral e com a democracia do país.”

Jovens como a estudante Maryelly Claro já saíram com o novo documento em mãos. “Acabei de tirar meu título e acho isso muito importante. A gente é de um país que saiu de uma ditadura recentemente, não faz muito tempo. É fundamental sabermos escolher, com sabedoria, os políticos em quem vamos votar, para garantir a democracia no nosso país.”

O juiz da 70ª Zona Eleitoral, Alexandre Targino, também destacou a importância dessa segunda etapa do PoliTEENzando. “Inauguramos o posto avançado para alistamento de jovens eleitores de várias escolas, e a previsão é alistar sete mil estudantes. Isso tem uma importância fundamental para a consolidação da cidadania brasileira, que é a conscientização dos jovens para uma participação ativa e independente no processo eleitoral e na vida pública do país”, declarou.

Para o secretário Wilson Filho, a Paraíba é um dos estados que precisa incentivar o primeiro voto. “O TRE nos convidou para uma ação muito bacana chamada PoliTEENzando. Reunimos mais de mil estudantes e agora começa a primeira ação em campo, aqui na Escola Raul Córdula. O estudante poderá tirar o título e, na eleição, terá o direito e a opção de votar e escolher seus representantes.”

De acordo com dados do Censo do IBGE de 2022, existem, na Paraíba, 181.085 jovens entre 15 e 17 anos. O PoliTEENzando ocorreu em João Pessoa no dia 12 de agosto, e outras edições do evento estão programadas para acontecer em Campina Grande e Patos ainda este ano.




michellesousa/ascom/tre-pb/

Tecnologia do Blogger.