Empreendedora transforma área de fonte de água mineral em espaço de ecoturismo na zona rural de Santana dos Garrotes
As riquezas que brotam do solo do sertão da Paraíba são muitas, inclusive, água mineral pura e natural. E foi no município de Santana dos Garrotes, na região do vale do Piancó, que há 15 anos surgiu a água mineral Croatá. Nessa jornada, os responsáveis pela empresa conseguiram superar desafios, melhorar processos e ainda ter um olhar inovador, agregando à atividade de extração da água mineral às atividades de ecoturismo.
Samanda Xavier, responsável pela água mineral Croatá e Croatá Ecotur, conta que a empresa familiar sempre teve um olhar visionário e estratégico. Através das consultorias com o Sebrae e o Empretec, a visão sobre o negócio ficou mais clara, apontando inclusive as potencialidades para além da comercialização do produto. “As consultorias nos ajudaram em vários aspectos, como implantar ferramentas para melhorar as vendas e processos, o marketing e a comunicação e nos despertou para novas ideias, que foi a Croatá Ecotur”, relembra Samanda.
A empreendedora relata que no início da empresa as vendas alcançavam quase toda região do sertão paraibano. No entanto, com o surgimento de outras empresas que vendiam água adicionada de sais a um preço muito abaixo do mercado, a Croatá enfrentou algumas dificuldades. “Com todo o trabalho que foi feito, mostrando aos consumidores a diferença entre a água mineral natural, que é a nossa, e os outros produtos, nós conseguimos nos reposicionar e estamos recuperando o mercado”, explicou Samanda.
Ela disse ainda que, atualmente, a empresa conta com distribuidoras próprias, comercializa principalmente em Patos e Itaporanga, e está alcançando municípios de Pernambuco. Além disso, conseguiram adquirir novas máquinas, tecnologia, o que possibilitou ampliar as vendas e contratar mais funcionários. “Através do ALI – Agente Local de Inovação –, nós enxergamos que precisávamos de outros tipos de ajuda técnica, com um pessoal que está no mercado e traz novidades sobre o que é possível implantar ou não. Hoje, não fazemos nada sem medir, sem mensurar dados”, comenta a empreendedora.
Para a gestora do ALI no Sebrae/PB, Cláudia Pereira, o exemplo de visão da empresa Croatá mostra o potencial dos pequenos negócios na Paraíba, sobretudo quando os empreendedores buscam apoio para melhorar estratégias e resultados. “É um dos casos de sucesso do Programa ALI Produtividade. A partir do acompanhamento, conseguimos implantar controles financeiros, fortalecer a presença digital e organizar melhor os processos internos. Tudo isso só foi possível graças ao comprometimento da gestora Samanda, que esteve aberta às mudanças e muito engajada durante todo o ciclo”, explicou Cláudia.
Com a visão empreendedora e sem medos de desafio, Samanda Xavier revela que as atividades de turismo ecológico na estância da água mineral ainda têm muito potencial a ser desenvolvido. “Nós reformamos uma casa e transformamos em um espaço para receber os visitantes. Oferecemos trilhas, camping, rapel e ainda uma área pedagógica. Muitas escolas nos procuram para trabalhar temas ligados ao meio ambiente e preservação da natureza. Então, ainda temos muito a evoluir e proporcionar mais experiências para o público”, disse a empreendedora.
Para conhecer mais sobre a visitação ao espaço de ecoturismo e atividades oferecidas, acesse: https://croataecotour.com/.
Radar Sertanejo