VÍDEO: “Não recebiam nem R$ 200 para pagar contas”, diz delegado sobre vítimas de estelionatário em Conceição
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Conceição, no Vale do Piancó, prendeu na manhã da última segunda-feira (14), um homem de 35 anos suspeito de aplicar golpes em idosos no referido município, no Sertão do estado.
O delegado de Conceição, Deivison Moraes, deu detalhes do modus operandi do investigado. De acordo com as investigações, o suspeito, que já cumpre pena em regime semiaberto, se aproximava das vítimas oferecendo ajuda para conseguir empréstimos vinculados às aposentadorias. Para isso, ele solicitava as senhas dos aplicativos “Meu INSS” e “Gov.br” das vítimas, contratava os empréstimos e alterava a instituição responsável pelo pagamento dos benefícios por meio de portabilidade, o que fazia com que os idosos perdessem o controle sobre onde seus proventos estavam sendo depositados.
Ainda segundo a polícia, os valores obtidos nos empréstimos eram transferidos para contas do investigado ou de familiares, muitas vezes sob o pretexto de que o dinheiro precisaria ser enviado novamente ao banco para liberação de valores restantes. Na prática, os aposentados ficavam apenas com os descontos mensais nos contracheques, sem saber onde os valores estariam sendo creditados.
“Ao analisarmos a história de alguns desses idosos, percebemos que muitos deles ao final do mês não recebiam nem R$ 200 para pagar suas contas”, disse Deivison Moraes.
O homem segue preso à disposição da Justiça e aguardará audiência de custódia. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema, o que pode resultar em novas prisões nos próximos dias.
DIÁRIO DO SERTÃO