PF deflagra operação contra fraudes no seguro-defeso em Diamante; presidente de colônia de pescadores é alvo
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Rede de Arrasto, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que envolvia fraudes no seguro-defeso no município de Diamante, no Vale do Piancó.
A investigação apura a prática dos crimes de estelionato majorado, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da Paraíba, todos executados na cidade de Diamante.
Segundo a PF, o principal investigado é o presidente de uma colônia de pescadores da região, suspeito de cadastrar, de forma fraudulenta, pessoas que nunca exerceram atividade pesqueira para que elas recebessem o benefício do seguro-defeso — auxílio financeiro pago pelo Governo Federal a pescadores artesanais durante os períodos em que a pesca é proibida para preservação das espécies.
De acordo com as apurações, o investigado cobrava R$ 1.000,00 por pessoa para realizar o cadastro irregular, utilizando sua posição de liderança na entidade de pescadores para viabilizar as fraudes junto aos sistemas federais.
A PF informou que os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes investigados, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
Fonte83